Eurimedonte (general)

Eurimedonte (em grego: Εὐρυμέδων; ? — 413 a.C.) foi um dos generais atenienses (estrategos) durante a Guerra do Peloponeso.

Em 428 a.C. foi enviado pelos atenienses para interceptar a frota do Peloponeso que se dirigia para atacar Córcira. Ao chegar, depois de descobrir que Nicóstrato, com uma pequena esquadra de Náupacto, já havia tomado a ilha em none de Atenas, assumiu o comando da frota combinada porém não teve chance de se sobressair em combate.

No verão seguinte, comandando as tropas terrestres atenienses, devastou o distrito de Tânagra. Em 425 a.C. foi nomeado, juntamente com Sófocles, filho de Sostrátides, comandante de uma expedição com destino à Sicília. Parou em Córcira no caminho, para ajudar a facção democrata local contra os exilados oligárquicos; não fez qualquer esforço, no entanto, para salvar estes exilados de serem massacrados.

Imediatamente depois de sua chegada na Sicília um pacto foi proposto pelo general Hermócrates, de Siracusa, com o qual Eurimedonte e Sófocles foram induzidos a concordar. Os termos do acordo, no entanto, não foram satisfatórios para os atenienses, que levantaram a suspeita de suborno; como resultado, os principais agentes das negociações foram banidos, e Eurimedonte sentenciado a pagar uma pesada multa.

Em 414 a.C. Eurimedonte, que havia sido enviado juntamente com Demóstenes para reforçar Nícias e os atenienses no sitio de Siracusa,[1] foi derrotado e morto em combate antes mesmo de desembarcar.[2]

Referências

  1. Plutarco, Vidas Paralelas, Vida de Nícias, 20.1
  2. Plutarco, Vidas Paralelas, Vida de Nícias, 24.2

Bibliografia

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.