Eurorregião da Galiza-Norte de Portugal

A Eurorregião Galiza-Norte de Portugal é uma eurorregião localizada no noroeste da Península Ibérica, e formada pela Galiza e o Norte de Portugal.

O território constituído pelas duas regiões ocupa uma superfície total de 51.000,00 km², dos que 29.575 correspondem a Galiza, e 21.284 ao Norte de Portugal, e concentra uma população de 6,4 milhões de habitantes, dos que 2.796.089 correspondem à Galiza, e 3.745.439 ao Norte de Portugal, o que se traduz numa densidade de população de 125,8 hab./km².

No que respeita à dinâmica da actividade e emprego na Eurorregião, está principalmente concentrada em o setor de serviços (57,1 %), na indústria e construção (32,7 %) e no setor primário (10,2 %) (dados de 2009, Instituto Galego de Estatística)

A Eurorregião Galiza-Norte de Portugal configura-se atualmente como um espaço de forte interação social, económica e cultural, cheio de oportunidades e com um grande potencial para o desenvolvimento futuro.

Constituição

A Eurorregião Galiza-Norte de Portugal constituiu-se em setembro de 2008, com a Constituição do Agrupamento Europeu de Cooperação Transfronteiriça (AECT). Ela foi a primeira eurorregião da Península Ibérica, e só tinha dois referentes na Europa: o agrupamento França-Bélgica, com sede em Lille, e Hungria-Eslováquia, com assento na cidade húngara de Esztergom. Vigo seria ou centro de opera da terceira Eurorregião. O responsável da Comissão para o desenvolvimento de Portugal Norte, Carlos Lage, comentou o "grande interesse" que para o Presidente da Junta da Galiza tinha o assunto: "seria desagradável para discutir", acrescentou.[1]

As AECT têm uma entidade jurídica própria, o que significa "uma nova etapa" e uma "via inovadora" para a colaboração entre Galiza e Portugal, segundo afirmou o Presidente da Junta, Emilio Pérez Touriño, após encontrar-se com Carlos Lage. A agência que até então tinha coordenado as iniciativas comuns entre os dois territórios, a Comunidade de Trabalho Galiza-Norte de Portugal, criada em 1991, não tinha entidade jurídica.

Atividades

A Eurorregião gere fundos europeus e projetos de cooperação. Além disso, realiza o plano Galiza-Norte de Portugal, que tem um financiamento de 100 milhões de euros e que já lançou 130 projetos.

Uma das variáveis que melhor traduz a influência da conjuntura económica na qualidade de vida da população é, sem dúvida, a taxa de desemprego cerca de 11,7% (dados do IGE, 2009). Neste âmbito, as duas regiões tinham, nessa data, níveis de desemprego menos grave do que as médias nacionais respectivas.

Note-se que o tráfego médio diário de veículos pesados de mercadorias e de ligeiros para esta zona fronteiriça é de 49% do total de trocas existentes ao longo de toda a fronteira luso-espanhola.

Em resumo, este breve cenário caracterizador dos dois espaços que constituem a Eurorregião Galiza-Norte de Portugal assume um caráter de forte complementaridade mas, simultaneamente, converte este espaço numa plataforma territorial num contexto de crescente globalização e internacionalização da economia.[2]

Atualmente, a Euroregião é parte do Programa de cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (2003-2013).

Referências

Bibliografia

  • Palmeiro Piñeiro, José Luis & Pazos Otón, Miguel (2008): "La Eurorregión Galicia-norte de Portugal: una aproximación a la movilidad en el contexto ibérico" in Estudios Geográficos, 69, N.º 264, pp. 215–245. PDF

Ver também

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.