Europa Jupiter System Mission
A Europa Jupiter System Mission é uma proposta missão espacial, a ser criada em conjunto pela ESA e da NASA, planejada para ser lançada em torno de 2020, com o objetivo primário de explorar os satélites de Júpiter, com foco em Europa, Ganímedes e a magnetosfera jupiteriana. A ESA e a NASA deram esta missão prioridade sobre a Titan Saturn System Mission.[1][2] A contribuição da ESA ainda enfrenta competição por fundos por parte de outras missões espaciais, a Laser Interferometer Space Antenna e a International X-ray Observatory, visto que a ESA escolherá continuar o financiamento de apenas uma destas espaçonaves, em 2013.[3] A base da missão é composta por duas sondas espaciais, a Jupiter Europa Orbiter e a Jupiter Ganymede Orbiter.

Conceito artístico da Europa Jupiter System Mission: a Jupiter Europa Orbiter (topo) e a Jupiter Ganymede Orbiter (abaixo).
Referências
- NASA and ESA Prioritize Outer Planet Missions
- Rincon, Paul Jupiter in space agencies' sights, BBC News (2009-02-18)
- OPF Study Team (28 de agosto de 2008). «Outer Planet Flagship Mission: Briefing to the OPAG Steering Committee» (PDF). Outer Planets Assessment Group. Consultado em 14 de outubro de 2008
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.
