Exército Nacional da Kampuchea Democrática

Exército Nacional da Kampuchea Democrática (em inglês: National Army of Democratic Kampuchea, NADK) foi uma guerrilha do Camboja, que era o braço armado do Partido do Kampuchea Democrático, operando entre 1979 até o final da década de 1990. Foi formada em dezembro de 1979, pelos militares do Quemer Vermelho que escaparam da invasão do Camboja pelo Vietnã entre 1978 - 1979[1] para substituir o Exército Revolucionário do Kampuchea. [2]

Para manter as tropas e suprimentos entrando na zona de combate, o Exército Nacional do Kampuchea Democrático, segundo fontes vietnamitas, seguiu duas rotas de infiltração. Uma delas fluía para o sul da Tailândia através dos Montes Dângrêk para o Camboja. A segunda seguia para o norte de Trat, um pequeno porto marítimo tailandês que pode ter sido um ponto de descarga de suprimentos chineses para o Quemer Vermelho. Apesar da substancial assistência material chinesa, no entanto, o Exército Nacional do Kampuchea Democrático não conseguiu manter a linha de abastecimento logístico necessária para conduzir uma campanha militar sustentada. [1]

Ver também

Referências

  1. Cambodia. National Army of Democratic Kampuchea Library of Congress Country Studies
  2. Daniel Bultmann (2015) 'Inside Cambodian Insurgency. A Sociological Perspective on Civil Wars and Conflict', Ashgate: Burlington, VT/Farnham, UK, ISBN 9781472443076.

 Este artigo incorpora material em domínio público do sítio eletrônico ou documento de Estudos sobre Países da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.