Ex libris da Biblioteca Nacional do Brasil

O Ex libris da Biblioteca Nacional do Brasil é uma peça da cultura de símbolo gráfico bibliófilo para identificar determinado livro da instituição[1].

Visualização do ex-líbris.

História e descrição

O símbolo foi construído pelo artista Eliseu Visconti em 1902[2] sendo predominante no estilo art déco com elementos de bibliofilia, pena de escrever, empilhamento de livros, mesa de escrivaninha; peças da geografia: o globo terrestre destacando o mapa territorial do Brasil. Tendo também elementos da heráldica brasileira, por ter uma representação do Brasão de Armas Nacionais no canto superior direito[3].

Reprodução filatélica

Em 1999 o Correio do Brasil emitiu um selo postal com homenagem filatélica ao Ex libris da Biblioteca Nacional, a emissão foi de 3.000.000 de selos e a feitura filatélica reproduz o referido ex libris[4].

Ver também

Ligações externas

Referências

  1. BRASIL, Museu de Arte Brasileira; Fundação Armando Alvares Penteado. Barão do Rio Branco: sua obra e seu tempo. São Paulo, 2002.
  2. POTTKER, Gisele. Ex Libris Resgatando marcas bibliográficas no Brasil. Monografia ( Graduação em Curso de Design – Habilitação Design Gráfico). Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
  3. ESTEVES, Manuel. O Ex Libris. Rio de janeiro; Laemmert, 1956.
  4. Ex-Libris da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro Arquivado em 13 de fevereiro de 2015, no Wayback Machine.. correios. Acesso em 13 de fev de 2015
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.