Fajã dos Tijolos

A Fajã dos Tijolos é uma fajã, situada junto à Fajã da Caldeira de Santo Cristo, no caminho para a Fajã do Belo e para a Fajã dos Cubres, pertence ao concelho da Calheta, ilha de São Jorge.

Fajã dos Tijolos, início da Fajã.
Fajã dos Tijolos, casa abandonada.
Furna do Poio.

Nesta pequena e curiosa fajã, sobranceira a uma escarpa de rocha basáltica, encontra-se uma gruta dotada de um lago interior. Esta gruta, denominada Furna do Poio, encontra-se nos limites desta fajã com a sobranceira Fajã da Caldeira de Santo Cristo.

Esta gruta subdivide-se em duas, tendo cada uma destas uma lagoa de água doce de mais de 2,5 m de profundidade, onde as águas sobem na maré baixa e descem na maré alta. A água, ao descer, deixa ver um areal vermelho nas margens de uma das lagoas. Este é um local único em toda a ilha de São Jorge.

Noutros tempos a Lagoa da Fajã de Santo Cristo chegava até à fajã dos Tijolos. Devido à ação das ondas sobre o calhau rolado na costa, a Lagoa ficou dividida em duas, tendo secado a parte que estava mais próxima da fajã dos Tijolos.

O poço de baixa-mar que aqui se encontra está a ficar com a água cada vez mais salgada, porque o mar tem vindo a aproximar-se deste local.

Antigamente pescava-se tanto no mar como no interior da lagoa, sendo os barcos varados no porto do calhau.

Ver também

Referências

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.