Fazenda Sapucaia

A Fazenda Sapucaia é uma das últimas grandes propriedades rurais do Vale do Paraíba, no Brasil. Localizada numa fértil planície entre as Serras do Mar e da Mantiqueira, região de tradicionais marcas de cachaça.

Serra da Mantiqueira, grande cadeia montanhosa da Região Sudeste do Brasil, vista a partir da planície baixa

Etimologia

"Sapucaia" é uma árvore típica da mata atlântica.[1] É uma árvore de porte majestoso, produz sombra farta e castanhas utilizadas pelos índios desde a época do Brasil Colônia[2].

Descrição

É uma grande área alagável de 2 000 hectares situada num vale as margens do Rio Paraiba do Sul.

História

Juntamente com a Fazenda Coruputuba a Fazenda Sapucaia pertenceu a Cicero da Silva Prado. Ele a adquiriu em 1918. Era muito conhecido por sua imagem de trabalhador, homem de grande visão, por sua forma de tratar seus funcionários, e por sua capacidade produtiva e amor por Pindamonhangaba.

Muitas empresas foram fundadas por Cicero Prado:

Secagem papelão de arroz (1928)- Numa época em que os produtores de café da região substituíram suas lavouras por criação de gado, Dr. Cícero Prado foi o pioneiro no plantio de arroz na região.

Em 1.927, a primeira fábrica produzindo 400 a 500 quilos diários de papelão. Produzia cartolina de várias qualidades e alguns tipos de papéis; máquinas foram adquiridas para a fabricação do papel Kraft, de largo emprego, na Fazenda Coruputuba.

Em 1933 inicia a produção de cachaça, voltada a exportação, sendo o ano de fundação da Cachaça Sapucaia sob os domínios da Companhia Agrícola e Industrial Coruputuba. Cícero Prado tentou inicialmente produzir celulose a partir do bagaço de cana de açúcar que plantou em sua Fazenda Sapucaia. Porém o resultado não foi o esperado e ele montou uma destilaria para então fabricar aguardente[2].

Construiu um império na Fazenda Coruputuba onde gerações se sucederam: desde a produção de arroz, cachaça (Sapucaia) e papel até a construção de escola, maternidade e a criação de seu próprio banco o Banco Cícero Prado S.A. sediado na Av. Rio Branco em S. Paulo.

Em 1959 foi realizado nas dependências da Fazenda Sapucaia e Coruputuba a gravação do filme de Mazaroppi Jeca Tatu (filme).

Entre os anos de 1940 e 1960, a Fazenda Sapucaia tinha cerca de cem residências, além de igreja, escola e clube para os moradores. A rotina dos trabalhadores rurais era árdua, em torno das cinco e meia eles saíam das residências e eram transportados para os pontos da fazenda em que trabalhavam (nos canaviais, arrozais, eucaliptais). Ao final do expediente, podiam beber e trazer a cachaça que era ali fabricada[2].

Na década de 80 após o falecimento de Cicero Prado, Fazenda Sapucaia muda de donos, passando por um período de reestruturação, mantendo-se porém a vocação agrícola anterior.

Em 2008 a Cachaça Sapucaia muda de dono, [3]sendo porém mantida e operando normalmente na Fazenda Sapucaia.

Em 2011 a Fazenda é novamente vendida e empresa AB Areias que atuavam na extração de areia em larga escala no Rio Paraiba do Sul e deixam de produzir arroz e outros itens anteriormente tradicionais na Fazenda Sapucaia.

Atualmente somente a extração de areia e a criação de gado / cavalos são praticadas na area da fazenda.

Desde 2012 , todas as atividades da Cachaça Sapucaia foram transferidas para uma nova planta de produção e envelhecimento [4] que atualmente produz alem de cachaças, rum, gin e outros destilados, onde tem conquistados diversos premios, como terceira melhor cachaça Extra Premium do Brasil 2020 [5], 10 melhores Gins Nacionais 2021 [6], entre outros .

Cachaça

A cachaça Sapucaia foi a primeira cachaça a ser exportada no distante ano de 1933, quando começou a destilar cachaças de qualidade excepcional, focando à exportação e assumindo posição de destaque no mercado das cachaças finas.. O envelhecimento é feito em tonéis de madeiras nobres, como o carvalho e amendoim, em períodos que variam de um a dezoito anos. A Fazenda Sapucaia é uma das últimas representantes de propriedades rurais do Vale do Paraíba, da fabricação de antigas e boas cachaças[7].

Recebe grupos e possui um roteiro educativo para quem estiver interessado no processo de produção da cachaça. [8]

Arroz

A Fazenda Sapucaia também é tradicional no cultivo de arroz. Já em 1921, no jornal Tribuna do Norte, menciona que as fazendas do Vale do Paraíba, incluindo a Fazenda Sapucaia entre elas, teve seus valores quadruplicados nos dois últimos anos (1920 e 1921) em virtude do sucesso nas colheitas de arroz [9].

Em 2007, a Fazenda Sapucaia começou uma experiência com o plantio da semente híbrida de arroz. Após uma visita técnica ao Rio Grande do Sul, foi cultivado meio hectare com sementes da Rice-Tec. A colheita foi maior que o dobro da média conseguida com as variedades pré-germinadas geralmente usadas na região[9].

Com isso, em 2008 eles ampliaram o plantio para sessenta hectares[9].

Como Chegar

Endereço: Estrada João Marcondes dos Santos, km 3,5 - 12400-970 - Pindamonhangaba - SP Acesso pela Rodovia Pres. Dutra km 85

Coordenadas: 22°07.099'S 41° 30.989'O

Ver também

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p. 1 551
  2. Nascimento, Aílton Ribeiro (2019). «MEMÓRIAS DE CORUPUTUBA: EXPERIÊNCIAS DE VIDA EM UM COMPLEXO AGROINDUSTRIAL (DÉCADAS DE 1940 A 1960)» (PDF). UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados - Programa de Pós-Graduação em História. Consultado em 18 de abril de 2021
  3. «Alexandre Bertin da Cachaça Sapucaia». Mapa da Cachaça. Consultado em 29 de março de 2016
  4. «Cachaça Sapucaia - O produtor». Cachaça Sapucaia Desde 1933. Consultado em 16 de janeiro de 2018
  5. https://paladar.estadao.com.br/ (13 de março de 2020). «Cúpula da Cachaça divulga o resultado das 50 Melhores Cachaças do Brasil em 2020»
  6. https://forbes.com.br/ (27 de março de 2021). «Os 10 melhores gins nacionais segundo especialistas»
  7. «História da Cachaça Sapucaia». Cachaça Sapucaia desde 1933. Consultado em 20 de abril de 2021
  8. https://cachacasapucaia,.com.br/. «Visitar as instalações da destilaria sapucaia para conhecer sua produção e seus produtos»
  9. «SP: Vale do Paraíba busca alternativas ao arroz». Página Rural. Consultado em 20 de abril de 2021

Notas

    Ligações externas

    This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.