Fernão Mendes de Bragança I

D. Fernando ou Fernão Mendes de Bragança, "o Velho" (c. 1030 – c. Agosto de 1117), 2.º senhor de Bragança, chamado por alguns genealogistas Fernando ou Fernão Mendes de Antas, foi um Rico-homem e fidalgo português, e suposto antepassado da familia de Antas.

Biografia

Filho de D. Mendo Alão, 1.º senhor de Bragança, etc, e de uma princesa arménia da família Arzerúnio, que poderá ter sido filha de Senequerim-João Arzerúnio, último rei de Vaspuracânia, e de sua mulher Cususa Bagratúnio[1], sucedeu a seu pai no senhorio de Bragança, e mais terras, que eram muitas na província de Trás-os-Montes, entre Bragança e Miranda.

Num documento de 25 de Agosto de 1072 é referido como «princeps ipsus terre» de Chaves. A 1 de Março de 1112 confirma um documento do conde D. Henrique. Em 1113 era governador de Vila Lobos. Em Agosto de 1117, ano em que terá falecido, era governador de Toro e Zamora. Em 1055 terá libertado dos mouros as terras da nascente do rio Távora, que terá tomado de presúria. Terá refundado Bragançãos (depois Bragança), sobre a antiga Brigantia romana. Documenta-se como governador de Chaves por D. Afonso VI de Castela, com cuja filha (certamente uma bastarda) parece que casou, segundo o Livro Velho de Linhagens de conde D. Pedro.

Descendência

  1. Mem Fernandes de Bragança casado com Sancha Viegas de Baião filha de Egas Gosendes de Baião e de Unisco Viegas.
  2. Afonso Fernandes Alão

Referências

  1. Os Braganções, José Carlos Lourinho Soares Machado (Lisboa, 2004), p. 57.

Bibliografia

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.