Ferroso

Ferroso, em química, indica um composto de ferro bivalente (número de oxidação +2), como oposto a férrico, o qual indica um composto de ferro trivalente (número de oxidação +3).[1] Os minerais contendo ferro ferroso são por vezes designados por minerais ferroanos.

Descrição

Um exemplo típico de composto ferroso é o sulfato de ferro (II) ou sulfato ferroso.

Fora do campo da química e dos compostos de ferro, ferroso é um adjetivo usado para indicar a presença de ferro.[1] A palavra é derivada da palavra latina ferrum ("ferro").[2] Metais ferrosos e ligas incluem aço e gusa (com um conteúdo de carbono de poucos porcentos) e ligas de ferro com outros metais (tais como os aços inoxidáveis, com presença de cromo, entre outros).

O termo não-ferroso é usado para indicar outros metais e ligas sem uma apreciável quantidade de ferro, como por exemplo, ligas de alumínio ou cobre.[3][4]

Ver também

Referências

  1. Ferrous, consultado em 19 de abril de 2008.
  2. Etymology (Meaning of Words), 30 de novembro de 2007, consultado em 19 de abril de 2008, cópia arquivada em 30 de novembro de 2007.
  3. Non ferrous, consultado em 19 de abril de 2008. (em inglês)
  4. Ligas não-Ferrosas - Universidade de Porto - FEUP
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.