Filarmónica União Taveirense

A Filarmónica União Taveirense, nome original atribuído mais tarde pelo Rei D. Manuel II “Real Philarmónica União Taveirense” é uma das mais antigas bandas filarmónicas portuguesas. Além das suas atividades como grupo musical sempre cumpriu com fidelidade os objectivos para os quais foi criada: fomentar o desenvolvimento da cultura e da música local e regional.

Filarmónica União Taveirense
Filarmónica União Taveirense
Informação geral
Nascimento 21 de abril de 1869 (154 anos)
Origem Vila Taveiro, Coimbra
País Portugal
Gênero(s) Banda Filarmónica
Instrumento(s) Sopros e Percussão
Período em atividade 1869 - presente

História

Reinava em Portugal D. Luís I, quando D. Duarte Melo (Visconde de Taveiro) e o Padre da paróquia João Pessoa Godinho, a 21 de abril de 1869, criaram a Filarmónica que deveria dedicar-se ao ensino da música e outras atividades culturais.[1] A vida intelectual de Portugal estava em apogeu com Antero de Quental e Eça de Queiroz. Esta Filarmónica precedeu dois anos a criação da Sociedade Filarmónica União Seixalense que ainda existe.

Em 1969 a filarmónica recebe pelo Presidente da República a Comenda de Ordem de Benemerência e a 25 de Abril de 1995 a Medalha de Mérito Cultural da Câmara Municipal de Coimbra.[2] Em 1997, a Presidência do Conselho de Ministros considera-a como "Ins­ti­tu­i­ção de uti­li­da­de públi­ca"[3]

Participavam na vida desta Filarmónica os trabalhadores rurais. Só posteriormente os trabalhadores fabris e os comerciantes começaram a tomar parte ativa. Hoje, todas as classes sociais estão aí representadas e o ensino da música aos jovens é uma das suas bases. Vários Maestros se sucederam, como o Maestro Cordeiro, até 1945, Maestros Jóia e Gentil em 1945, mas o nível artístico foi realmente implementado quando o Maestro Sílvio Rajado (pai) integrou a Filarmónica em 1959. Em 1984, passa o seu lugar ao seu filho, Silvio Balhau S. Rajado (filho). Outros Maestros credenciados foram: 1989- José Agante Ferreira, 1994 - João Oliveira, 1999 - Jorge Pereira 2003 - João Oliveira e 2004 - João Paulo Fernandes. Sob a orientação deste último é lançado o primeiro CD "FUTSUITE[4]

Desde então esta banda tem atuado por todo o País e no estrangeiro incluindo no Brasil, Espanha, Luxemburgo. Funcionando como uma academia de música, centenas de alunos começaram os seus estudos nesta filarmónica e continuaram posteriormente em Escolas superiores. Estágios e Master Classes contribuem para o seu rápido progresso.

A 1 de Outubro de 2005 teve lugar o 1.º Concurso Nacional de Bandas – Cidade de Aveiro. A Filarmónica União Taveirense ganhou o 1º lugar. Alguns anos mais tarde, a FUT teve oportunidade de participar no XII Certamen Internacional de Bandas de Música em La Sénia e conquistar um honroso 2º lugar.

Prémios e Condecorações

  • 14 de Julho de 1969 Comenda de Ordem de Benemerência pelo Presidente da República Américo Tomás (atualmente definido como Membro-Honorário da Ordem de Mérito)
  • 25 de Abril de 1995 a Medalha de Mérito Cultural da Câmara Municipal de Coimbra
  • 3 de Junho de 1997, a Presidência do Conselho de Ministros considera-a como "Ins­ti­tu­i­ção de Uti­li­da­de Públi­ca"
  • 1 de Outubro de 2005 1º lugar no 1º Concurso Nacional de Bandas da Cidade de Aveiro.[5]
  • 7 de Abril de 2018 2º lugar no XII Certamen Internacional de Bandas de Música em La Sénia[6]

Discografia

  • FUT SUITE (2005)

Referências

  1. «"Real Philarmónica União Taveirense"». Consultado em 3 de dezembro de 2012
  2. «Acta 03-Abril-1995». Consultado em 3 de dezembro de 2012
  3. COIMBRA EM DATAS‎ > ‎séc. XI a XX d. C.‎ > ‎ de 1997 a 1999
  4. «História da FUT». Consultado em 3 de dezembro de 2012
  5. «I Concurso Nacional de Bandas Filarmónicas». Bandas Filarmónicas. Consultado em 25 de junho de 2019
  6. #NBM. «La Sénia acoge este fin de semana el XII Certamen Internacional de Bandas de Música - Nuestras Bandas de Musica». Nuestras Bandas de Música (em espanhol). Consultado em 24 de junho de 2019

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.