Filicídio
Filicídio é o ato deliberado de uma mãe ou pai a matar o seu próprio filho ou filha. A palavra deriva do latim filius (filho ou filha), acrescentado do sufixo -cide (para matar, assassinato, ou a causa da morte). Quem comete filicídio é um ou uma filicida.

Pintura Senhoria Clairon como Medéia de Charles-André van Loo (1759)
O Direito Penal brasileiro não utiliza o termo, categorizando qualquer forma de assassinato de crianças como infanticídio.[1]
Alguns exemplos de filicídio na cultura:
- O homicídio de Medeia, esposa de Jasão contra os seus filhos, na versão do mito por Eurípedes;
- O quase homicídio de Isaque por seu pai Abraão, pois Deus teria falado com Abraão e lhe pedido uma verdadeira prova de fé, determinando que levasse o seu filho para oferecê-lo em holocausto no Monte Moriá que fica próximo a Salém.
- Urano, deus que na mitologia grega personificava o céu e enterrava seus filhos no seio de Gaia, a Terra. Urano foi derrotado e castrado por seu filho, um Titã chamado Cronos, o deus do tempo. Cronos também cometia uma espécie de filicídio devorando os seus filhos, mas foi derrotado por seu filho Zeus.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.