Filipendula

Filipêndula como também conhecida por ulmeira, erva-ulmeira, ulmária, olmeira, rainha-dos-prados- erva-das-abelhas, grinalda-de-noiva, aspirina vegetal e barba de bode. Planta do gênero botânico pertencente à família Rosaceae. A Filipêndula é uma planta perene, ou seja uma planta de vida longa, que lhe permite viver por mais de 2 anos, atravessando por mais de 2 ciclos sazonais. Cresce em áreas úmidas e campinas. As suas folhas são verdes, e suas flores são brancas, que ficam agrupadas em ramos. possui um aroma muito agradável, muito usada para dar sabor a vinhos, cervejas e vinagres.[1]

Filipêndula
Filipêndula ulmaria
Filipêndula ulmaria
Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Clado: eudicotiledóneas
Clado: rosídeas
Ordem: Rosales
Família: Rosaceae
Género: Filipêndula

Além da beleza e aroma muito agradável esta planta é medicinal, por possuir as propriedades de adstringente, antiácida, antiemética, anti-reumática, anti-séptica, calmante, cicatrizante, diurética, febrífuga, queratolítica, sedativa, sudorífera, tônica. É muito utilizada para náuseas, úlceras, diarréia, dores, gastrites, pulmão, reumatismo etc. Porém deve-se ter cuidado pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis a salicicatos.

É importante salientar que existem muitas lendas sobre a Filipêndula, que dizem que ela era usada para invocar deuses pagãos do mal, ou para atraí-los para sacrfícios humanos. Mas alguns afirmam que a Filipêndula era utilizada antigamente na Europa pelos pagãos apenas em rituais de melhoras, ou seja, usam-na para curar alguém que esteja com problemas reumáticos ou dores em geral.

A Filipêndula também era utilizada para rituais pagães na antiguidade.

Referências

  1. «Filipendula». World Flora Online. Consultado em 22 de setembro de 2023
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.