Natação com nadadeiras

A natação com nadadeiras (em inglês: finswimming) é um esporte nascido na década de 1950, que consiste em um nado subaquático, e por vezes na superfície, sem o uso dos braços e com o auxílio de uma nadadeira comum (uma para cada pé) ou de uma mononadadeira (visualmente duas unidas) e um snorkel. Sua estruturação e seus campeonatos mundiais são federados pela Confederação Mundial de Atividades Subaquáticas (CMAS).[1][2]

Atleta em largada. Em suas mãos, um aparato opcional que impede o uso das mesmas

Este esporte possui, além da divisão masculina e feminina, a imersão, a de superfície e a bi-nadadeira, todas com suas respectivas distâncias e divididas ainda em velocidade e fundo. Os russos e os italianos são os maiores recordistas destas provas. Entre as mulheres, destacam-se as chinesas. Stefano Figini detém o maior número de recordes de superfície (4), feito ainda não igualado. A maior competição deste desporto é o Campeonato Mundial.

Referências

  1. «THE UNDERWATER SOCIETY OF AMERICA» (em inglês). Underwater-society. Consultado em 21 de novembro de 2009
  2. «Was ist Finswimming?» (em alemão). TCFEZ. Consultado em 21 de novembro de 2009
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.