Fiorucci

Fiorucci é uma etiqueta de moda italiana fundada por Elio Fiorucci em 1967.

Fiorucci
Fiorucci
privada
Fundação 1967 (57 anos)
Sede Milão,  Itália
Pessoas-chave Elio Fiorucci
Produtos moda e acessórios
Website oficial www.fiorucci.it

A primeira de suas lojas oferecia uma moda influenciada pelos estilos exportados da Inglaterra da Swinging London e pela moda clássica norte-americana das T-shirts e dos jeans. Mas pelo fim da década de 1970 e começo da década seguinte, esta influência mudou, com a loja Fiorucci de Nova York tornando-se famosa pela moda que introduziu nos Estados Unidos. Conhecida como o 'Studio 54 do dia',[1] ela atraía ícones da cena cultural nova-iorquina de vanguarda como Andy Warhol e a então iniciante Madonna.[1]

Como etiqueta líder da globalização da moda, ela sacudiu o mundo apresentando a um mercado de massa afluente tanto as tangas do Brasil como os casacos do Afeganistão. A etiqueta popularizou a camuflagem a as peles de leopardo na estampa das roupas, antes de inventar o jeans-stretch,[1] que criou um novo mercado feminino para a tradicional calça americana. Suas peças de propaganda tornaram-se ícones da época, geralmente mostrando nádegas femininas cobertas com jeans colados à pele, emolduradas por seu logo, que mostra dois pequenos anjos ao estilo de querubins de Rafael.

Entretanto, a má gerência da marca levou a sua insolvência em 1989; desde então sua propriedade vem sendo alvo de batalhas judiciais e relançamentos esporádicos dela não tem causado impacto.

Referências

  1. Chaplin, Julia (2001), «Fiorucci: Once So Hot and Now, Can It Be Again?» (publicado em 10 de junho de 2001), New York Times, consultado em 29 de abril de 2008

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.