First Canadian Place

O First Canadian Place é um arranha-céu localizado em Toronto, Ontário, Canadá. Com 298 metros, ou 978 pés (355 metros com a antena incluída) é o maior arranha-céu do Canadá e o sétimo maior da América do Norte.[1] É a terceira maior estrutura sem apoios do Canadá, atrás da Torre CN, também em Toronto, e o Inco Superstack em Sudbury, Ontário.

First Canadian Place
História
Arquiteto
Bregman + Hamann Architects (Design Consultant: Edward Durrell Stone & Associates)
Período de construção
Abertura
Status
Completado
Uso
Escritórios
Arquitetura
Estilo
Material
fachada em vidro e mármore, estrutura em aço
Altura
Telhado : 298.1 m
Área
250,849 m²
Pisos
72
Elevador
39
Administração
Contratante
EllisDon (en)
Proprietário
Brookfield Properties (en)
Localização
Localização
Localização
Coordenadas

O First Canadian Place está localizado no distríto financeiro de Toronto na ala noroeste das ruas King e Bay, o centro financeiro industrial Canadense. É a sede do Banco de Montreal, o mais velho banco do país.

O arquiteto foi Bregman + Hamann Architects e o consultor de design foi Edward Durrell Stone. O edifício é conhecido pela sua pedra branca terminal, incomum em uma cidade em que vidro, aço e concreto dominam a paisagem. Existem 600 toneladas de mármore branco italiano em cada andar. Quando construído, foi o 8ª maior edifício do mundo (atualmente 38ª). Ele foi também o prédio mais alto da Commonwealth, até a construção da Petronas Towers, em Kuala Lumpur, na Malásia, em 1998. O logo do Banco de Montreal, "M-bar", no topo do edifício, foi o mais alto do mundo desde 1975, até ser ultrapassado pelo sinal do CITIC Plaza, em 1997.

O edifício foi construído em 1975 (chamado originalmente de First Bank Building) no local do antigo Edifício Toronto Star. Foi o último canto das ruas King e Bay a ser redesenhado e uma grande expectativa surgia sobre o que viria a substituir o velho edifício. A "batalha" pela licitação de construção do edifício foi vencida pela pequena empresa Olympia e York. No entanto, a eleição do prefeito reformista David Crombie levaram a novas regras de proibição a arranha-céus. Foram três anos de negociações antes da permissão para a torre ser concedida.

O edifício está no sistema PATH e tem 29 elevadores. O telhado contém um número de antenas utilizadas para radiodifusão e televisão. A fachada foi alterada pela primeira vez em 2004, quando o logo azul do banco foi substituído por letras azuis BMO e os novos tons branco-vermelho do novo logo.

O endereço é 100 King Street West Toronto, ON

Referências

  1. «First Canadian Place» (em inglês). Skyscraper Center. Consultado em 22 de dezembro de 2019
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.