Gibson Flying V

A Gibson Flying V, ou V Factor, é um modelo de guitarra fabricada pela Gibson em 1958.[1]

Michael Schenker, guitarrista do UFO tocando com uma Gibson Flying V.

Origens

O primeiro protótipo desta guitarra foi feito em 1957. Ela, junto com a Futura, X-Plorer e a Moderne, iniciaram uma linha da guitarras modernistas desenhadas pelo então presidente da corporação, Ted McCarty. Estas guitarras vieram com o propósito de dar uma cara mais futurista à Gibson, mas elas inicialmente não vingaram. Depois do seu lançamento, em 1958, a linha foi interrompida em 1959. Apenas 98 foram feitas entre entre 1958-1959, que valem hoje por volta de 250 a 500.000 dolares.

No meio dos anos 60, guitarristas como Albert King, Lonnie Mack, Dave Davies, Cadu Hermeto e Jimi Hendrix, na procura de um visual mais arrojado e um som mais poderoso, começaram a usar Flying Vs. O interesse fez com que a Gibson pensasse em relançar o modelo.

E em 1967 ela de fato relançou o modelo, melhorando seu modelo com um escudo maior e mais bonito e trocando a ponte original, que tinha as cordas inseridas pela parte de trás do equipamento, pela ponte tradicional da Gibson. Alguns modelos eram fabricados com um trêmolo; este modelo é agora o padrão para a Flying V ou, como a Gibson agora a chama, V Factor.

Outros fabricantes

Jackson Flying V de Randy Rhoads.

Muitas outras marcas de instrumentos copiaram este modelo, muitas adicionando o seu "toque pessoal" para evitar qualquer complicação com a Gibson. Junto com os outros modelos que a Jackson fabricou a que se destaca é a personalizada para Randy Rhoads em 1981. Esta foi a primeira guitarra fabricada pela Jackson e ficou conhecida como "Concorde", por ter pontas assimétricas e pontiagudas, levemente curvadas, e corpo menor do que as fabricadas pela Gibson. Diz a lenda que Rhoads se inspirou nela, após viajar em uma aeronave Concorde, na turne de Blizzard of Ozz na Inglaterra. Seguindo o modelo de Rhoads, a Jackson fabricou outra guitarra para o guitarrista do Ratt, Robbin Crosby e a fabricou com o nome de King V. Também foi fabricada uma guitarra para o guitarrista do Def Leppard, Phil Collen, denominada Jackson PC1, no formato "dinky". Outros modelos de guitarras em V são os modelos B.C. Rich Kerry King V, Jr. V, e Draco. Alguns outros fabricantes de guitarras em V são Dean, ESP e Ibanez.

V Bass

Em 1981, a Gibson fabricou um baixo na versão Flying V de 4 cordas. Somente 375 foram produzidos, muitos deles pretos e alguns em alpine white, silverburst ou transparent blue. Os fabricantes Dean e Epiphone também fazem modelos de V Bass.

Há pelo menos dois baixistas que usam o V Bass: Murdoc Niccals do Gorillaz e Stefan Olsdal do Placebo.

Referências

  1. Fjestad, Zachary R.; Meiners, Larry (11 de fevereiro de 2018). «Gibson Flying V». Alfred Music Publishing. Consultado em 11 de fevereiro de 2018 via Google Books
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.