Fonte Talavera de La Reina

A Fonte Talavera de La Reina é um importante monumento da cidade de Porto Alegre.

Fonte Talavera de La Reina
Apresentação
Tipo
Localização
Localização
Coordenadas

Um presente da "colônia espanhola" em 1935, por ocasião da comemoração do centenário da Revolução Farroupilha, a fonte encontra-se em frente ao Paço Municipal, antiga sede da prefeitura, na Praça Montevidéo número 10.

Sinaliza o marco zero da cidade.

História

A ideia de fazer uma homenagem com um chafariz, do povo espanhol para Porto Alegre, partiu do professor e escultor Fernando Corona. A intenção era ornamentar a cidade com algo que traduzisse o espírito clássico da Espanha. Desenhada por Corona, a obra foi executada pelo mais afamado ceramista talaverano, Juan Ruiz de Luna.

Para trazer o material da Espanha, o embaixador espanhol no Brasil, D. Vicente Salles, conseguiu transporte gratuito. O então presidente Getúlio Vargas concedeu isenção de impostos de importação, enquanto que o governador do Rio Grande do Sul, Flores da Cunha, facilitou o transporte das peças pelo interior do estado. O local de construção foi concedido pelo prefeito Alberto Bins.

A fonte é recoberta de azulejos espanhóis nas cores azul-cobalto e amarelo-ocre e originalmente apresentava uma grande bacia dupla inferior em dodecágono e uma bacia redonda também dupla ao centro, redonda, esta sobre um pedestal com quatro golfinhos. Ali também existe um painel que traz a inscrição:

LA COLONIA ESPAÑOLA
AL GLORIOSO PUEBLO
RIOGRANDENSE
EN SU CENTENARIO
FARROUPILHA
1835 1935
Fonte Talavera de La Reina, em 2022.

Depredação e reformas

No ano de 2000, ocorreu a primeira restauração da fonte. Nesse trabalho foram recuperadas as pinturas de toda a fonte e os quatro peixes-vertentes, que encontravam-se quebrados.

Em julho de 2005, após um movimento de protesto de carroceiros, a cuba superior do chafariz foi danificada. Além disso, uma das vertentes já estava desaparecida. Em outubro de 2007, a Prefeitura de Porto Alegre anunciou que a Fonte Talavera seria reformada, após quase 2 anos funcionando quebrada e sem a parte superior.

As novas peças vieram da Espanha e a substituição completa da cuba superior da fonte, em 2008, causaram polêmica, tendo cores e forma diferentes do original. A cuba original, quebrada, encontra-se atualmente em exposição no subsolo do Paço Municipal.

Em maio de 2021, a fonte e seu entorno foram revitalizados.[1]

Referências

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.