Forte do Rio Caripi

O Forte do Rio Caripi localizava-se na foz do rio Caripi, no litoral do atual estado do Pará, no Brasil.

Forte do Rio Caripi
Apresentação
Tipo
Estado de conservação
demolido (d)
Localização
Localização

História

Esta estrutura não se encontra referida na bibliografia clássica sobre fortificações no Brasil.

Encontra-se referido como tendo sido construído pelos portugueses no Amapá (ROCQUE, 1968:738). O atual rio Caripi, entretanto, deságua no oceano Atlântico.[1] OLIVEIRA (1968) registra que a única informação sobre esta estrutura encontra-se na obra de ADONIAS (1963) nomeadamente no "Mappa do Governador Alexandre Souza Freire, 1728" onde, na margem direita do rio Coripi (sic) vê-se um sinal que marca o "Sítio em que se pode fazer forte", e uma nota informativa com o seguinte teor: "Por todo esse sítio q. he de ortugal discorrem os franceses e por isso se cobrio com o forte sinalado com o letreiro q. tem esse sinal". (op. cit., p. 750) A data e o contexto desse mapa remetem, portanto, para as disputas entre Portugal e a França, no Cabo Norte, no início do século XVIII.

Notas

  1. Rio Caripi, Brazil in Geographical Names. Consultado em 12 Jun 2011.

Bibliografia

  • ADONIAS, Isa. A Cartografia da Região Amazônica. Rio de Janeiro: Conselho Nacional de Pesquisas; Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, 1963. il. mapas.
  • BARRETO, Aníbal (Cel.). Fortificações no Brasil (Resumo Histórico). Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 1958. 368 p.
  • GARRIDO, Carlos Miguez. Fortificações do Brasil. Separata do Vol. III dos Subsídios para a História Marítima do Brasil. Rio de Janeiro: Imprensa Naval, 1940.
  • OLIVEIRA, José Lopes de (Cel.). "Fortificações da Amazônia". in: ROCQUE, Carlos (org.). Grande Enciclopédia da Amazônia (6 v.). Belém do Pará, Amazônia Editora Ltda, 1968.
  • ROCQUE, Carlos (org.). Grande Enciclopédia da Amazônia (6 vol.). Belém do Pará: Amazônia Editora Ltda, 1968.
  • SOUSA, Augusto Fausto de. Fortificações no Brazil. RIHGB. Rio de Janeiro: Tomo XLVIII, Parte II, 1885. p. 5-140.

Ver também

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.