Francisco José, Duque de Guise

Biografia

Nascido no Hôtel de Guise[1] em Paris, filho de Luís José de Lorena, Duque de Guise e chefe da Casa de Guise, Francisco José seria seu único filho. Foi primo em primeiro grau do último Grão-duque da Toscana, João Gastão de Médici; era também primo em segundo grau de Luís XIV e sobrinho da famosa La Grande Mademoiselle.

Era também duplamente descendente de Catarina de Médici e seu marido Henrique II.

Com a morte prematura de seu pai, em 1671, tornou-se duque de Guise e Joyeuse, mas recebeu o título de duque de Alençon, por herança de sua mãe.

Com a morte de sua avó materna, Margarida de Lorena, em 1672, Francisco José e sua mãe se mudaram para o Palácio de Luxemburgo, em Paris.

Ele era o último varão da linha sênior da Casa de Guise, mas estava infelizmente doente. Ainda incapaz de andar sem ajuda aos quatro anos, ele foi deixado por sua enfermeira e morreu de um ferimento na cabeça em 1675. Morreu no Palácio de Luxemburgo.[2] Foi sucedido por sua tia-avó Maria de Lorena.

Referências

  1. Atualmente o Hôtel de Soubise que fora comprado pelo Príncipe de Soubise comprou à família Guise em 1700
  2. Patricia M. Ranum, Portraits around Marc-Antoine Charpentier, Baltimore, 2004, pp. 405-11


Francisco José, Duque de Guise
Nascimento: 28 de agosto 1670 Morte: 16 de março 1675
Nobreza da França
Precedido por:
Luís José
Duque de Guise
Duque de Joyeuse
e Príncipe de Joinville

1671-1675
Sucedido por:
Maria de Lorena
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.