Frente pela Alternância e Concórdia no Chade

Frente pela Alternância e Concórdia no Chade (em francês: Front pour l’alternance et la concorde au Tchad, FACT) é um grupo político-militar chadiano predominantemente gorane criado em abril de 2016 por Mahamat Mahdi Ali[1] em Tanoua [2] (extremo norte do Chade) a partir de uma cisão na União das Forças para a Democracia e o Desenvolvimento (UFDD) de Mahamat Nouri.[1] O grupo opõem-se ao presidente chadiano Idriss Déby e está baseado na Líbia, Fezzan.

Criação

A presença de grupos rebeldes do Chade na Líbia, nomeadamente a UFDD, remonta ao final de 2014 e eles teriam recebido a permissão da Terceira Força, uma poderosa brigada de Misrata posicionada no sul da Líbia, para se estabelecer em Saba, principal cidade de Fezzan, com a condição de que não realizassem ações contra o regime chadiano.

No entanto, a continuação e a extensão do conflito na Líbia resultou no recrutamento da FACT pelas forças aliadas a Misrata, um grupo rebelde cuja separação da UFDD poderia ter sido encorajada pela própria Terceira Força.[3]

Efetivos e localização

Os efetivos do grupo chadiano oscilam, segundo as fontes, entre 700 e 1 500 combatentes.[1] [4] A FACT recruta principalmente os goranes, particularmente os Kreda e os Kecherda.[2]

O movimento teria uma base no Chade, em Tanoua, e três na Líbia (Jebel Saouda, perto da fronteira chadiana, Al-Jufrah e Doulaki perto de Saba).[2]

Referências

  1. Panel of Experts on Libya (1 de junho de 2017). «Final report of the Panel of Experts on Libya established pursuant to resolution 1973 (2011)». ONU (em francês).
  2. Division Information Documentation Recherche de l'OFPRA (1 de março de 2018). «Front pour l'alternance et la concorde au Tchad» (PDF). OFPRA (em francês).
  3. Frédéric Bobin (30 de outubro de 2018). «Des « mercenaires étrangers » en Libye, une stratégie à risque». Le Monde (em francês)
  4. Thomas Howes-Ward (10 de abril de 2018). «Libya's Foreign Militias». Carnegie Endowment for International Peace (em inglês).
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.