Fronteira China–Índia

A fronteira entre China e Índia é a linha que limita os territórios da República Popular da China e da Índia. Esta fronteira tem três partes separadas, pois o Nepal e o Butão estão ambos encravados entre estes dois países, e separados entre si. O traçado não está acordado mutuamente em muitos locais.

Fronteira China–Índia
Fronteira China–Índia
Mapa da zona de fronteira sino-indo-paquistanesa
Delimita:  China
 Índia
Comprimento: 3380 km
Posição: 9
Características: Em três partes separadas. Traçado não acordado mutuamente em muitos locais.

A oeste do Nepal, o traçado da fronteira segue na cordilheira do Himalaia. Não existe acordo em muitos locais, particularmente a norte da região de Aksai Chin, administrada pela China mas reivindicada pela Índia. Neste local a fronteira corresponde de facto à Linha de Controle Real (Line of Actual Control) entre os dois países. Mais a norte, a Índia controla o glaciar de Siachen, reivindicada pelo Paquistão, zona fronteira ao Vale de Shaksgam, ocupada pela China mas reivindicada pela Índia.

Entre o Nepal e o Butão, a Índia e a China partilham de novo um pequeno pedaço de fronteira.

A leste do Butão, os dois países têm fronteira até Mianmar. O traçado desta linha divisória é de novo polémico, pois a China não reconhece a soberania indiana sobre Arunachal Pradesh.

Posto fronteiriço de Nathu La, um chamariz turístico numa fronteira raramente atravessada

Ver também

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.