Fronteira Albânia–Kosovo

A fronteira entre Albânia e Kosovo é uma linha de 112 km de extensão que separa o oeste de Kosovo do leste do norte da Albânia. A partir da tríplice fronteira Kosovo-Albânia-Macedónia do Norte vai numa linha pouco sinuosa rumo ao norte-noroeste até tríplice fronteira Kosovo-Albânia-Montenegro, próxima a Plav, Montenegro. Passa nas proximidades das cidades kosovares de Dragas, Dakovica e Junik.

Fronteira Albânia–Kosovo
Delimita:  Albânia
Kosovo
Comprimento: 112 km
Posição: 282
Criação: 2008
Traçado atual: 2010

Essa fronteira passou a ser considerada como existente com o reconhecimento da independência de Kosovo do domínio da Sérvia, pelo Tribunal Internacional de Justiça em Haia em julho de 2010.

História

A fronteira remonta à fronteira iugoslava entre a Sérvia (Província Autônoma de Kosovo e Metohija) e a Albânia, estabelecida após as Guerras Balcânicas de 1913–1914.

Após a Segunda Guerra Mundial, a fronteira entre o Kosovo e a Albânia foi quase completamente fechada. Durante a Guerra do Kosovo em 1999, houve inúmeras violações de fronteira por parte do Exército Iugoslavo, que disparava contra combatentes do Exército de Libertação do Kosovo em suas áreas de refúgio.[1][2] A cidade fronteiriça de Morini ganhou fama internacional devido aos fluxos de refugiados que chegavam.[3]

Em 2008, Kosovo separou-se da Sérvia. Até agora, a secessão do Kosovo não foi reconhecida pela Sérvia e apenas parcialmente reconhecida por outros países.

Após a proclamação unilateral da independência do Kosovo e o subsequente reconhecimento pela Albânia,[4] a fronteira albanesa-kosovar substituiu de facto a fronteira Albânia-Sérvia.

Referências

  1. «Iugoslávia faz ataque em solo da Albânia». Folha de S.Paulo. 14 de Abril de 1999. Cópia arquivada em 16 Nov 2014
  2. IAN FISHER. CRISIS IN THE BALKANS: BLUNDERS; Bombs Hit Albania Town Near Kosovo Border, The New York Times. 2 de junho de 1999.
  3. Kosovo Crisis Update, unhcr.org, 17 de Maio de 1999.
  4. Albania recognizes independent Kosovo., Reuters, 18 de fevereiro de 2008
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.