Fronteira Brunei–Malásia

A fronteira entre Brunei e Malásia consiste em uma fronteira terrestre de 266 quilômetros e extensões substanciais de fronteiras marítimas que se estendem da costa dos dois países até a borda da plataforma continental do Mar da China Meridional. O extremo norte desta fronteira está localizado na desembocadura do Sungai Bangau, baseado na coordenada estabelecida pela ordem Sarawak (definição de limites) no Conselho de 1958.[1] Em 2005, Brunei protegeu-se contra a imigração proveniente de seu vizinho erguendo o muro de Brunei / Limbang.[2][3]

Fronteira Brunei–Malásia
Fronteira Brunei–Malásia
Mapa do Brunei com a sua divisão em dois segmentos separados de fronteiras
Delimita:  Brunei
 Malásia
Comprimento: 381 km
Posição: 194
Características: dois trechos (com enclaves) separados
Criação: 1888

Essa fronteira, situada na parte norte da ilha de Bornéu, é composta por dois trechos separados que marcam as duas áreas que formam o Brunei inseridas no território da Malásia. A fronteira existe desde 1888, quando o Reino Unido tornou o antigo Sultanato um protetorado do Império.

Os dois trechos fronteiriços ficam próximos, ambos têm litoral na Baía de Brunei, mas são separados. O menor, a leste, abriga o distrito de Temburong. No maior, a oeste, fica a capital de Brunei, Bandar Seri Begawan e os outros três distritos ("daerah"), Belait, Brunei e Muara, Tutong.

Referências

  1. Haller-Trost, Renate (1994). The Brunei-Malaysian Dispute over Territorial and Maritime Claims in International Law (PDF). [S.l.]: International Boundary Research Unit. p. 17. ISBN 1-897643-07-1
  2. L'Atlas des mondialisations Hors-série Le Monde La Vie Page 165 Corine Chabaud 2010
  3. Chronologie des murs de séparation qui divisent le monde., ritimo.org
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.