Frottola

Frottola é um estilo musical de peças de um repertório de música secular do Norte da Itália que floresceu no final do século XV e início do século XVI. Era considerada música das cortes, em detrimento do povo.[1]

Partitura: Frottoloa

Composta por canções estróficas, solísticas, seculares, com ritmo bem marcado, diatônicas, com acompanhamento musical instrumental. o estilo é precursor do madrigal.

A poesia

As palavras tinham conotações popularares, e rústicas e as formas poéticas utilizadas para o repertório escrito de frottole cultivaram os improvisadores da época e provavelmente antes até, mas isto não deve nos levar a pensar que a frottola é uma música só do povo ou folclorista.

O estilo musical

No seu estilo, a frottola varia de quase toda homofônica, com quatro vozes e os ornarmentos melódicos muito elaborados, principalmente as vozes do tenor. As vozes inferiores participam com escalas, representando o máximo da atividade polifônica, no restante elas seguem homofonicamente. A linha do baixo eram bem harmônicas. Os ritmos sugerem a frottola um estilo de canção de dança.[1]

Características

Referências

  1. Randel, Don Michael, New Harvard Dictionary of Music, p. 459, Harvard University Press, Massachusetts, 1986.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.