Gendarmeria Nacional (Burquina Fasso)

A Gendarmerie Nationale de Burquina Fasso é o corpo de gendarmeria nacional[1] de Burquina Fasso. Suas missões e sua organização são baseadas na Gendarmeria Nacional francesa. Estabelecida como um órgão nacional no momendo da independência do país, ela compreendia, em 2007, cerca de 4000 gendarmes, sous-officiers et officiers. Sua divisa é « La Patrie, La Loi et L’Honneur » ("A Pátria, a Lei e a Honra").

Gendarmeria Nacional
Gendarmerie nationale
País  Burquina Fasso
Subordinação Ministério da Defesa
Missão Gendarmaria
Criação 1959/1960
Comando
Comandante Coronel Tuandaba Marcel Coulibaly
Sede
Quartel General Uagadugu

Missões

A Gendarmeria National está encarregada de:

  • velar pela segurança pública;
  • velar pela execução das leis e regulamentos; e
  • assegurar a manutenção da ordem.

Em caso de estado de sítio ou de guerra, ela participa da defesa operacional do território, sob a autoridade do chefe de Estado-Maior das Forças Armadas.

Composição

A Gendarmeria Nacional compreende:

  • um Estado-Maior que é o órgão central de comando e administração. Dirigida por um oficial general ou um oficial superior da gendarmeria, que receberá a função de chefe do Estado Maior da Gendarmeria, secundado por um oficial general e um oficial superior da gendarmeria nomeado Chefe do Estado-Maior Adjunto;
  • 3 Regiões de Gendarmeria. A região de gendarmeria é uma entidade destacada, dirigida por um comandante de região nomeado por decreto, o qual é auxiliado por um adjunto nomeado da mesma forma:
    • 1ª Região de Gendarmeria - posto de comando em Kaya,
    • 2ª Região de Gendarmeria - posto de comando em Bobo-Dioulasso,
    • 3ª Região de Gendarmeria - posto de comando em Ouagadougou.

Referências

  1. La Police nationale du Burkina Faso. Interpol, 2012. Retrieved 27 September 2012.

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.