George Katsiaficas

George Nicholas Katsiaficas (1949) é um sociólogo,ativista e escritor norte-americano, estudioso dos movimentos sociais dos séculos XX e XXI.

Katsiaficas tem um longo histórico de militância, atuando desde 1969 no movimento pacifista e em favor da justiça social.

É o coordenador internacional do Instituto 18 de Maio, na Universidade Nacional de Chonnam, em Gwangju, Coreia do Sul. Katsiafikas fica baseado no Wentworth Institute of Technology, em Boston.[1]

Katsiaficas cunhou a expressão efeito Eros para designar um súbito e intuitivo despertar do movimento social contra os poderes estabelecidos. Segundo Katsiaficas, esse despertar ocorreu na França, em maio de 1968; nos EUA, durante a grande greve estudantil de maio de 1970; no massacre de Gwangju, na Coréia do Sul, em 1980, e em uma série de revoltas populares na Ásia, durante as décadas de 1980 e 1990.[2]

Livros publicados

Katsiaficas é autor ou editor de diversos livros - vários deles sobre a insurreição global de 1968 e os movimentos sociais europeus e asiáticos, dentre os quais se destacam:

Ligações externas

Referências

  1. University of Toronto Libraries. Asia's unknown uprisings. Author George Katsiaficas - About the Author
  2. Against the Grain - People's Uprisings, programa da rádio KPFA 94.1 FM. Berkeley, CA.6 de setembro de 2008
  3. The Imagination of the New Left: A Global Analysis of 1968, by George Katsiaficas. Overview
  4. Introduction to Critical Sociology (livro disponível para download, na íntegra).


This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.