George Tyrrell

George Tyrrell (1861-1909) foi um padre jesuíta irlandês, teólogo, filósofo e um dos grandes líderes do movimento modernista católico.[1]

Originariamente um anglicano, converteu-se ao catolicismo e ordenou-se padre. Frequentemente dava palestras em Oxford. Foi editor chefe da Revista dos Jesuítas, onde publicou uma centenas de artigos. Escreveu incessantemente sobre a espiritualidade e a vida interior.

Sua meta principal era promover um nova espiritualidade adequada à modernidade que resultaria em um amor renovado e mais puro por Cristo. Na mente de Tyrrell e na compreensão daqueles que lhe eram mais próximos, as velhas bases da espiritualidade católica tinham agora que ser atualizadas de acordo com as novas descobertas da ciência, da psicologia e da crítica histórica, promovendo a renovação de todas as estruturas da Igreja.

Em 1899, ao publicar o livro "A Devoção Pervertida", o Padre Tyrrell acabou sendo suspenso ad divinis e desligado da Companhia de Jesus por ter recusado a repudiar publicamente seu livro conforme as ordens de seu superior. Ele então procurou em vão por um bispo que o adotasse em sua diocese. Embora não tendo conseguido seu intento, Padre Tyrrell continuou escrevendo e produzindo artigos contrários à mentalidade eclesiástica da época. Ao criticar publicamente a encíclica Pascendi Dominus Gregis em duas cartas publicadas no The Times, foi imediatamente excomungado pelo Papa São Pio X em 1907.

Faleceu alguns anos mais tarde, não podendo receber as exéquias da Igreja Católica e ser enterrado em cemitério católico, devido à sua excomunhão. Atualmente o valor da sua obra teológica é recohecida inclusivamente em certos meios católicos.

Citações

  • "Eles queriam ter Jesus por divino, em certo sentido... Ele seria Deus à maneira de um sacerdote, de um representante, a manifestação carnal do que Deus significa para nós... Jesus seria o mais semelhante a Deus entre os homens." (Jesus or Christ?, Londres, 1909, pag.15)

Referências

  1. «George Tyrrell» (em francês). data.bnf.fr. Consultado em 10 de maio de 2020
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.