Giardino della Gherardesca

O Giardino della Gherardesca (em português: Jardim della Gherardesca) é um jardim de Florença, pertencente ao palácio do mesmo nome, situado entre a Via Gino Capponi, a Via Giuseppe Giusti, o Borgo Pinti e o Viale Matteotti, com a entrada principal a fazer-se pela Piazzale Donatello.

A entrada do Giardino della Gherardesca pela Piazzale Donatello.

O jardim do Palazzo della Gherardesca é o maior jardim privado no centro histórico da cidade.

O Palazzo della Gherardesca

Ver artigo principal: Palazzo della Gherardesca

O Palazzo della Gherardesca, do qual este jardim faz parte integrante, é um palácio de Florença, inciciado na década de 1470 por Bartolommeo Scala, que chegou a pertencer a membros da Família Médici antes de chegar à posse, por casamento, da família della Gherardesca. Actualmente aloja um hotel de cinco estrelas da rede Four Seasons Hotels and Resorts.

História

Vista parcial do Giardino della Gherardesca com o Palazzo della Gherardesca ao fundo.

Pelas descrições e desenhos da época, infere-se que o jardim tinha uma implantação clássica, com uma horta, um viveiro e uma ragnaia (ou seja, um bosquete com redes destinadas à captura de pequenos pássaros), esta última pertencente à Arte della Lana, que a vendeu aos della Gherardesca.

Pequeno templo no jardim.

No século XVIII, depois de terminados os trabalhos no palácio, começaram a interessar-se, também, pelos espaço externo, eliminando a divisão geométrica à italiana (da qual foi deixada apenas uma pequena parcela no lado do Borgo Pinti), e começando a realizar um jardim à inglesa, com caminhos, arbustos, árvores plantadas sem esqema pré-definido, um tanque-lago, duas colinas e três pequenos edifícios decorativos e de recreio: uma kaffeehaus (casa de café), um pequeno templo jónico e um tepidário.

Por trás da portaria monumental de Poggi, entre dois corpos de edifícios, abre-se uma graciosa fonte com um putto no fundo duma colina arborizada.

Este jardim era conhecido pelas raridades botânicas, como as primeiras tangerinas cultivadas em Florença e algumas árvores valiosas que, apesar de seculares, ainda são visíveis: um bordo de notáveis dimensões, una sequoia, uma thuja gigante. Esplêndida é a colecção de azáleas.

O jardim foi envolvido nas alterações promovidas pela Florença capital. Como já foi dito, é deste período a entrada monumental pela Viale Matteotti, da autoria de Giuseppe Poggi.

Depois da destruição e incúria do período bélico, o jardim teve um magistral restauro por obra de Pietro Porcinai. Hoje encontra-se no centro dum novo restauro radical, servido de jardim ao novo hotel de cinco estrelas instalado no Palazzo della Gherardesca.

Galeria de imagens do jardim

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.