Ginza Rabba

O Ginza Rabba ("O Grande Tesouro" em mandeu) ou Sidra Rabba, "O Grande Livro" (em árabe, كنزا ربا) é uma das muitas escrituras sagradas da religião mandeísta. Também é conhecida como O Livro de Adão.

Consiste de 18 livros em 62 capítulos, contendo cerca de 700 páginas. O livro, ainda principalmente escrito à mão, possui textos na vertical em cada página da direita para os vivos, e os textos quando virados de cabeça para baixo, são os deixados para os mortos. A seção direita do Ginza Rba contém seções lidando com narrativas sobre teologia, criação, ética, e história. A seção da esquerda lida com a alma do homem após a vida.

As melhores fontes para acadêmicos de hoje, que não saibam ler em mandeu, são as traduções em alemão; por exemplo Der Ginza oder das grosse Buch der Mandaer publicado por Mark Lidzbarski em 1925. Estudiosos sérios que aprenderam o aramaico, podem, é claro, ler os livros originais, que foram publicados e são acessíveis livremente em qualquer biblioteca de pesquisa universitária. Não há traduções completas em inglês do Ginza Rba.

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.