Global Voices Online

Global Voices Online é uma rede internacional de blogueiros, tradutores e jornalistas cidadãos que acompanham, cobrem e sumarizam o que está acontecendo nas blogosferas de todos os cantos do mundo. É um site sem fins lucrativos, que começou como um projeto do Centro Berkman para Internet e Sociedade (Berkman Center for Internet and Society na sigla em inglês) da Faculdade de Direito de Harvard. O projeto surgiu de uma reunião de blogueiros internacionais em dezembro de 2004, e foi fundado por Ethan Zuckerman[1] e Rebecca MacKinnon. Em 2008, tornou-se uma organização independente sem fins lucrativos constituída em Amsterdã, na Holanda.

Objetivos e meios

Tem um objetivo duplo: o primeiro é habilitar e capacitar uma comunidade de "bridge-bloggers" que "podem fazer uma ponte entre dois idiomas ou duas culturas".[2]

Para isso, o site conta com uma equipe de editores regionais que agrega e seleciona vozes que são consideradas conversas interessantes acontecendo na diversidade da blogosfera, que vão desde o Afeganistão ao Zimbabué, com um foco particular sobre países não-ocidentais e sub-representados. Pode-se encontrar na sua página, por exemplo, blogueiros congoleses discutindo as eleições de 2006, ou blogueiros jordanianos e árabes respondendo à polêmica das charges dinamarquesas em 2005.

Seu segundo objetivo é desenvolver ferramentas e recursos que tornem possível alcançar o primeiro objetivo de maneira mais eficaz. Um recurso principal é a manutenção de uma estreita relação de trabalho com a grande imprensa que é mutuamente benéfica: a melhor maneira de amplificar as vozes sub-representadas fazer com que as histórias sejam selecionadas e cobertas pela grande mídia. O Global Voices Online se considera, sendo assim, um complemento em vez de atuar em um papel de oposição à imprensa tradicional. A Reuters, por exemplo, forneceu ao Global Voices Online um patrocínio irrestrito em janeiro de 2006.[3] Além disso, como reconhecimento por sua contribuição para a inovação em jornalismo, o Global Voices Online ganhou o prestigioso Knight-Batten Grand Prize em 2006.

Traduções do Global Voices Online em outros idiomas

Em 2007, surgiu um projeto com o objetivo de traduzir o conteúdo original em inglês do Global Voices Online em outros idiomas, com o nome do Projeto Língua[4] O Projeto Língua pretende amplificar o Global Voices Online em outros idiomas além do inglês, com a ajuda de tradutores voluntários. No momento, há 25 sites de tradução ativos, que funcionam de maneira autônoma mas vinculados ao site original, incluindo o Global Voices em Português, fundado em 2007.

Referências

  1. Criador do Pop-Up
  2. Clark Boyd, "Global voices speak through blogs", BBC, 6 de abril de 2005.
  3. Mark Sweney, "Reuters partners in comment blog," Guardian (Reino Unido), 13 de abril de 2006.
  4. Chris Salzberg, "Translation and Participatory Media: Experiences from Global Voices," Arquivado em 21 de abril de 2010, no Wayback Machine. Translation Journal, julho de 2008.

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.