Grafo de Shrikhande

No campo da matemática da teoria dos grafos, o Grafo de Shrikhande é um grafo nomeado descoberto por S. S. Shrikhande em 1959.[1] é um grafo fortemente regular com 16 vértices e 48 arestas, com cada vértice tendo um grau de 6.

Grafo de Shrikhande
Nomeado em honra a S. S. Shrikhande
vértices 16
arestas 48
Raio 2
Diâmetro 2
Cintura 3
Automorfismos 192
Número cromático 4
Índice cromático 6
Propriedades Simétrico
Euleriano
Hamiltoniano
Integral
Fortemente regular

Propriedades

No grafo de Shrikhande, quaisquer dois vértices I e J têm dois vizinhos distintos em comum (excluindo os próprios dois vértices I e J), o que é verdade independentemente de I ser adjacente a J. Em outras palavras, seus parâmetros para ser fortemente regulares são: {16,6,2,2}, com , esta igualdade implicando que o grafo é associado a um BIBD simétrico. Ele compartilha esses parâmetros com um grafo diferente, o 4×4 grafo torre (rook's graph).

O grafo de Shrikhande é localmente hexagonal; isto é, os vizinhos de cada vértice formam um grafo ciclo de seis vértices. Como em qualquer grafo localmente cíclico, o grafo de Shrikhande é o 1-esqueleto de uma triangulação de Whitney de alguma superfície; no caso do grafo de Shrikhande, esta superfície é um toro em que cada vértice é cercado por seis triângulos.[2] Assim, o grafo de Shrikhande é um grafo toroidal. O dual desta incorporação é o grafo de Dick, um grafo cúbico simétrico.

O grafo de Shrikhande não é um grafo distância-transitivo. É o menor grafo distância-regular que não é a distância-transitivo.[3]

O grupo de automorfismo do grafo de Shrikhande é da ordem de 192. Ele age transitivamente sobre os vértices, nas arestas e nos arcos do grafo.

O polinômio característico do grafo de Shrikhande é: . Portanto o grafo de Shrikhande é um grafo integral: seu espectro consiste inteiramente de inteiros.

Referências

  1. SHRIKHANDE, S. S. (1959). «The uniqueness of the L2 association scheme». Annals of Mathematical Statistics. 30. pp. 781–798.
  2. BROUWER, A. E. «Shrikhande graph». Consultado em 10 de novembro de 2010.
  3. BROUWER, A. E.; COHEN, A. M.; NEUMAIER, A. (1989). Distance-Regular Graphs. New York: Springer-Verlag. pp. 104–105 e 136. ISBN 0387506195 ISBN 978-0387506197.

Ligações externas

Galeria

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.