Organização Socialista Internacionalista

A Organização Socialista Internacionalista (OSI) foi uma organização trotskista brasileira, precursora da Corrente O Trabalho do Partido dos Trabalhadores (PT), seção brasileira da Quarta Internacional.

Organização Socialista Internacionalista
Fundação novembro de 1976
Ideologia Marxismo
Trotskismo
Lambertismo
Espectro político Extrema-esquerda
Publicação O Trabalho
Ala de juventude Liberdade e Luta
Sucessor O Trabalho
Afiliação internacional Centro para a Reconstrução da Internacional - IV Internacional (CRI-QI)
Política do Brasil

Partidos políticos

Eleições

Em novembro de 1976, ocorreu uma reunião na cidade de Praia Grande (São Paulo) na qual foi decidida a fusão entre vários grupos identificados com o trotskismo: a Fração Bolchevique-Trotskista, a Organização de Mobilização Operária (OMO) e o Grupo Outubro. Dessa fusão surgiu a Organização Marxista Brasileira (OMB). Posteriormente a OMB fundiu-se com a Organização Comunista 1° de Maio, o que deu origem à Organização Socialista Internacionalista (OSI)[1][2].

A OSI dirigia o movimento estudantil Liberdade e Luta (Libelu), além de oposições sindicais em algumas categorias de trabalhadores, como bancários, professores, metalúrgicos e químicos.[2]

A OSI aliou-se internacionalmente ao Comitê pela Reconstrução da Quarta Internacional (Corqui), cujo principal dirigente era Pierre Lambert. Em meados da década de 1980, a OSI enfrentou luta interna que acabou dividindo-a em duas correntes.[2] Uma parte integrou a Articulação, a corrente majoritária do PT, capitaneada por Luiz Inácio Lula da Silva e José Dirceu.[2] A outra manteve-se como organização própria e atua no PT com o nome de O Trabalho.[2] Ainda mantém relações com o núcleo de trotskistas franceses criado durante a Segunda Guerra Mundial, que tem como liderança Pierre Lambert.[2]

Ver também

Referências

  1. Meus Inimigos estão no Poder, autor: Renato Dias, publicado em 2017 pela RD Movimento, pág 35
  2. Paulo Moreira Leite. "A Libelu fez uma festa de 30 anos. O blogue esteve lá" Arquivado em 13 de junho de 2007, no Wayback Machine.. O Estado de S. Paulo. 21 de novembro de 2006. Página visitada em 11 de setembro de 2011.

Ligações externas


This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.