Hans Hartung

Hans Hartung (Lípsia, 21 de setembro de 1904Antibes, 7 de dezembro de 1989) foi um pintor teuto-francês.

Hans Hartung, 1955.
Hans Hartung, 1960. Foto Paolo Monti (Fondo Paolo Monti, BEIC).

Biografia

Pintor germânico nascido em Leipzig, Alemanha, que desenvolveu a gestualidade e a linguagem do inconsciente e cuja obra tem sido chamada de abstracionismo lírico. Estudou em academias de arte de Leipzig e Dresden e desde cedo mostrou-se comprometido com a pintura não figurativa e com o gestualismo dedicou-se a experimentar diversos meios de impressionar a tela que lhe permitissem enriquecer a sua linguagem plástica.

Antes de fazer sucesso com sua pintura abstrata, presente em suas primeiras obras, mudou-se para Paris (1935) tentando escapar do nazismo. Durante a segunda guerra mundial, alistou-se na Legião Estrangeira e lutou na África, sob as ordens do general De Gaulle. Aprisionado em um campo de concentração na Espanha, foi libertado no final da guerra e voltou à pintura abstrata e seguindo uma orientação contrária à técnica surrealista do automatismo. Após o sucesso de sua primeira exposição em Paris (1947), seguiram-se outras na Europa e Estados Unidos. Conquistou o grande prêmio da Bienal de Veneza (1960), e teve um salão inteiro do pavilhão francês dedicado a sua obra. Morreu em Antibes, França, deixando uma obra em cujos quadros demonstra uma liberdade interior, dando aos pretos diferenças de intensidade, transparência e consistência, que constituíram um fato sui-generis na arte moderna.

Com Karl Friedrich Dahmen e Alfred Otto Wolfgang Schulze, foram os principais representantes alemães da arte informal, diretamente ligada ao grupo École de Paris, fundado no início da guerra (1940).

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.