Haustório

Em botânica e micologia, haustório é uma estrutura modificada que cresce em direção a outra estrutura (ou ao redor dela) para absorver água ou nutrientes.

Em micologia, refere-se ao anexo ou porção de um fungo parasita que invade o citoplasma da célula do hospedeiro absorvendo nutrientes. Em fungos que parasitam plantas, os haustórios microscópicos penetram na parede celular da planta hospedeira e sugam nutrientes do espaço entre a parede celular e a membrana plasmática, mas não penetram na própria membrana.[1] No caso dos fungos endomicorrízios, recebe a denominação de arbúsculo. O haustório forma-se a partir de hifas intercelulares, apressórios ou de hifas externas.

Em botânica, os haustódios são raízes sugadoras aéreas, típicas de plantas holoparasitas e hemiparasitas. A semente dessas plantas germina sobre o caule de uma planta hospedeira. Forma-se uma raíz que se orienta verticalmente em relação à superfície desse caule. Desenvolve-se, então, um órgão de contato que cresce pouco a pouco, denominado apressório. Do interior desse órgão de fixação, partem raízes, os haustórios, que penetram até atingir os vasos condutores da planta hospedeira.

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.