Helena de Meclemburgo-Strelitz

Helena de Meclemburgo-Strelitz (16 de janeiro de 1857 - 28 de agosto de 1936) foi uma filha do duque Jorge Augusto de Meclemburgo-Strelitz e da sua esposa, a grã-duquesa Catarina Mikhailovna da Rússia.[1] Foi a segunda esposa do príncipe Alberto de Saxe-Altemburgo.

Helena
Princesa de Meclemburgo-Strelitz
Princesa de Saxe-Altemburgo
Helena de Meclemburgo-Strelitz
Helena em 1890
Nascimento 16 de janeiro de 1857
  São Petersburgo, Império Russo
Morte 28 de agosto de 1936 (79 anos)
  Remplin, Meclemburgo-Pomerânia Ocidental, Alemanha Nazista
Nome completo  
Helena Maria Alexandra Isabel Augusta Catarina
Marido Alberto de Saxe-Altemburgo
Casa Meclemburgo-Strelitz
Saxe-Gota-Altemburgo
Pai Jorge de Meclemburgo-Strelitz
Mãe Catarina Mikhailovna da Rússia

Casamento

Sendo a única filha da grã-duquesa Catarina Mikhailovna (ela própria a herdeira principal do seu pai, o grão-duque Miguel), Helena era muito rica.[2] Pertencia ao ramo russo da família de Meclemburgo-Strelitz[2] e como tal, tinha laços fortes ao país natal da mãe.

A princesa Julia von Hauke queria que Helena se casasse com o seu filho Alexandre, o príncipe reinante da Bulgária, mas ele não mostrou interesse nela.[3] No dia 13 de Dezembro de 1891, casou-se em Remplin com o príncipe Alberto de Saxe-Altemburgo.[1] Alberto era o único filho do príncipe Eduardo de Saxe-Altemburgo e da sua segunda esposa, a princesa Luísa Carolina de Greiz. Alberto tinha sido casado com a princesa Maria da Prússia até à morte desta em 1888.[4] Através do seu casamento, Helena tornou-se madrasta das suas filhas de Alberto, Olga e Maria, no entanto não teve filhos seus.

Últimos anos

Depois do casamento, Helena e Alberto passaram metade do ano na Rússia, um período durante o qual a sociedade de Berlim sentiu a falta de Alberto.[2] Em 1896, Alberto e vários outros líderes sociais proeminentes deixaram a cidade de Berlim devido à diferença de opiniões que tinham com o kaiser Guilherme II.[5] A partir daí a família passou a viver na sua propriedade em Schwerin.[6]

Alberto morreu no dia 22 de maio de 1902. Helena ficou a viver na Rússia até os bolcheviques vencerem a Guerra Civil, forçando-a a ela e à família a fugir para o estrangeiro em 1919. Depois disso passou a viver no Schloss Remplin em Meclemburgo com o seu sobrinho Jorge, duque de Meclemburgo, e a sua família. Foi lá que Helena morreu no dia 28 de agosto de 1936.

Referências

  1. Berlin-Malcom Clarke", Minneapolis Tribune
  2. he downfall of three dynasties (1970). Ayer Publishing. P 266.
  3. Berlin-Malcom Clarke", Minneapolis Tribune,
  4. "Snubbed By The Kaiser", The New York Times,
  5. Britain and the Boers", The New York Times

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.