Herdade da Açafa

A Herdade da Açafa ou simplesmente Açafa era uma grande herdade que se situava em terras da actual Beira Baixa, junto à raia sul de Portugal que naquela época era delimitada pelo rio Tejo.

História

No ano de 1190 os muçulmanos iniciaram uma contra-ofensiva que colocou em causa todo o esforço até então desenvolvido pela cristandade. A fronteira portuguesa regrediu até ao rio Tejo (já se encontrava pelo Algarve) e D. Sancho I, que viu tão facilmente ameaçado o seu reino e temendo que os muculmanos renovassem as suas iniciativas, decidiu reforçar e prolongar a acção que o seu pai iniciara na Beira Baixa e povoar a região, consolidando a fronteira do Tejo para o apoio de novas empresas a sul.

A Herdade da Açafa foi criada em 1199 por D. Sancho I, que a doou aos Templários como resposta às investidas Almóadas. Integrava territórios da antiga Guidintesta hospitalária e prolongava-se até às terras da Idanha.

Os Cavaleiros Templários eram os mais vocacionados para a missão a executar na Beira Baixa: povoar e defender uma área potencialmente muito perigosa do ponto de vista militar.[1]

Ver também

História de Castelo Branco

Referências

  1. António Lopes Pires Nunes, Os Castelos Templários da Beira Baixa, pág. 26, ed. Almondina, 2005
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.