Hildegarda da Borgonha

Hildegarda de Borgonha (c.1056 1104) foi uma senhora nobre de origem francesa. Era a única filha do duque Roberto I de Borgonha e da sua segunda esposa, Ermengarda de Anjou.[1] Ela foi, pelo casamento, Duquesa da Gasconha e Aquitânia.

Casou-se em março de 1069 com o duque Guilherme VIII da Aquitânia; sendo a sua terceira esposa, tendo repudiado as suas duas primeiras mulheres.[2] Este era por sua vez filho de Guilherme V da Aquitânia e Inês de Borgonha. O casal teve a seguinte descendência:

O nascimento do primogénito, a 22 de outubro de 1071, foi um motivo de grande celebração na corte aquitanesa, mas perante a Igreja este filho foi considerado ilegítimo, devido à consanguinidade dos pais. Isto obrigou o marido a fazer uma peregrinação a Roma pouco após o nascimento do filho para obter a aprovação, pelo Papa, do casamento de ambos.

Hildegarda acabou separada do esposo em 1076.

Referências

  1. Halphen, L. & Poupardin, R. (eds.). 1913.
  2. «Genealogical database by Herbert Stoyan». Consultado em 23 de julho de 2015. Arquivado do original em 14 de março de 2014
  3. Chronicon Regum Legionensium
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.