Hipseu

Hipseu, na mitologia grega, era filho da ninfa Creusa com o deus-rio Peneu, filho de Oceano e Tétis[1]. Segundo Píndaro, Creusa era filha de Gaia.[2] O nome da sua irmã era Stylbê, com quem Apolo teve os filhos Lapithes e Centaurus[1]; os lápitas eram assim chamados por causa de Lapithes[3].

Astyaguia, filha de Hipseu, se casou com seu primo Periphas, filho de Lapithes, com quem teve oito filhos, sendo o mais velho Antion, pai de Íxion[4].

Outra filha de Hipseu, Cirene, muito bela, foi raptada por Apolo e levada para a Líbia[5], onde deu à luz Aristeu[6]; mais tarde Apolo fundou, na Líbia, a cidade de Cirene, cujo nome deriva da filha de Hipseu[5].

Temisto, filha de Hipseu, foi a terceira esposa de Atamante.[7] Atamante foi banido da Beócia e, perguntando ao deus onde devia morar, recebeu do oráculo a instrução que deveria morar onde ele fosse alimentado por animais selvagens; ele encontrou um grupo de lobos devorando ovelhas, mas quando os lobos o viram, fugiram, deixando a sua presa.[7] Atamante se estabeleceu neste lugar, chamou-o de Athamantia, casou-se com Temisto, filha de Hipseu, e teve mais quatro filhos, Leucon, Erythrius, Esqueneu e Ptous.[7]


Referências

  1. Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro IV, 69.1
  2. Píndaro, Odes Píticas, ix. 1
  3. Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro IV, 69.2
  4. Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro IV, 69.3
  5. Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro IV, 81.1
  6. Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro IV, 81.2
  7. Pseudo-Apolodoro, Biblioteca, 1.9.2
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.