Hispasat 36W-1

O Hispasat 36W-1, anteriormente conhecido como Hispasat AG1, é um satélite de comunicação geoestacionário espanhol que foi construído pela OHB-System AG. Ele está localizado na posição orbital de 36 graus de longitude oeste e é operado pela Hispasat. O satélite é baseado na plataforma LUXOR bus e sua expectativa de vida útil é de 15 anos.[1][2]

Hispasat 36W-1
Hispasat 36W-1
Hispasat 36W-1
Localização orbital 36° W
Lançamento 27 de janeiro de 2017 (7 anos)
Veículo Soyuz-STB/Fregat-MT
Operador EspanhaHispasat
Vida útil 15 anos
Fabricante OHB-System AG
Órbita Geoestacionária
Peso 3.200 kg
Designação COSPAR 2017-006A

História

Em maio de 2008 a ESA e a Hispasat AS (Espanha) assinaram uma autorização preliminar para avançar o desenvolvimento do Small GEO Mission Hispasat AG1 (HAG1, Hispasat Advanced Generation 1). Isto deu partida as atividades iniciais de um consórcio industrial liderado pela Hispasat.

A assinatura ocorreu na presença de representantes da Agência Espacial Alemã (DLR), a delegação espanhola, a ESA (CDTI) e a OHB-System AG.

O Programa Small GEO visa o desenvolvimento de um propósito geral com uma plataforma de satélite geoestacionária pequena, o que permite à indústria europeia para competir efetivamente no mercado das telecomunicações comercial para pequenas plataformas.

Para atingir este objetivo, a ESA criou um elemento em seu Programa ARTES (Pesquisa Avançada em Sistemas de Telecomunicações). Este elemento conhecido como ARTES 11, é dividido em duas partes. A primeira parte abrange o desenvolvimento de uma plataforma de apoio a uma massa de carga útil de até 300 kg, a demanda de energia da carga útil de até 3 kW, e um tempo de vida operacional de até 15 anos. A segunda parte, o objetivo da autorização preliminar para prosseguir que foi assinada posteriormente, envolvia o desenvolvimento e lançamento de um satélite Small GEO e da missão associada a fornecer qualificação de voo e demonstração em órbita para a plataforma.

O satélite resultante, o Hispasat 36W-1, servirá como um ativo importante e distintivo da frota de satélites da Hispasat com:

  • Uma carga altamente inovadora, Redsat, liderada pela indústria espanhola.

A carga útil Redsat inclui um Array Irradiando direto ativo (DRA) antena fornecendo quatro feixes reconfiguráveis uplink em banda Ku e um processador avançado on-board oferecendo quatro canais regenerativas de 36 MHz.

Com isso, a Hispasat, operadora lidere os mercados de língua espanhola e portuguesa, alcança a capacidade de fornecer tecnologias inovadoras da Europa para a área comercial de satélite de telecomunicações levando à exploração de serviços avançados.

Para desenvolver a missão, a Hispasat construiu a equipe industrial necessário para implementar todos os elementos do programa. A OHB-System AG atuou como o construtor principal do satélite. A TESAT GmbH (Alemanha) forneceu o Payload Prime e foi responsável pela integração do Repeater Transparente (produzido pela TESAT) e a carga Redsat. O desenvolvimento da carga Redsat foi liderado pela Thales Alenia Space, que coordenou um grupo de empresas, principalmente espanholas. A Thales Alenia Space foi responsável pelo processador on-board e a EADS CASA (Espanha) ficou responsável pelas antenas refletoras e DRA.[1]

Lançamento

O satélite foi lançado em 27 de janeiro de 2017 às 22:03:34, horário local de Kourou, por meio de um veiculo Soyuz-STB/Fregat-MT, a partir do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa. Com uma massa de lançamento de 3.200 kg.[1][2]

Capacidade

O Hispasat 36W-1 está equipado com 24 transponders em banda Ku, 3 em banda Ka e uma carga útil de REDSAT.[1][2]

Ver também

Referências

  1. «Hispasat AG1» (em inglês). Gunter's Space Page. Consultado em 12 de fevereiro de 2014
  2. «Hispasat AG1 (HAG1, Hispasat Advanced Generation 1, Hispasat 2A)» (em inglês). SatBeams - Satellite Details. Consultado em 12 de fevereiro de 2014
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.