História Mágica do Cavalo de Ébano

História Mágica do Cavalo de Ébano[1] é um conto sobre um cavalo voador mecânico (ou seja, não é um cavalo voador vivo como Pégaso) de As Cento e Uma Noites e As Mil e Uma Noites. Constitui-se de uma história única, sem sub-histórias.

Resumo

O príncipe cavalgando o cavalo voador. na "História Mágica do Cavalo de Ébano". Ilustração de Aldemir Martins para a edição de As Mil e Uma Noites de 1961 da Editora Saraiva.

Um sábio persa presenteia um cavalo de ébano capaz de voar ao rei Sabur. Em retribuição, o rei oferece a mão de uma de suas filhas, mas ela rejeita aquele homem velho e feio. Seu irmão, Kamaralakmar, defende a irmã perante o pai. O sábio, enfurecido, ao mostrar como manejar aquele cavalo, não ensina como descer. O príncipe sobe, sobe, quase chegando a tocar o sol, mas enfim ele descobre o botão de descida, aterrissa no terraço de um palácio desconhecido, onde conhece a bela princesa Chansenahar. Descoberto pelo rei, propõe-se a lutar contra ele ou contra seu exército. O rei opta pela segunda opção mas, na hora do enfrentamento, o príncipe ergue-se do campo de batalha com seu cavalo de ébano. De volta, sente saudades da princesa, e acaba retornando ao seu palácio e a trazendo para casa. Ali, o sábio persa, mediante um estratagema, sequestra a moça, levando-a para o país dos rumis (ou seja, a Grécia bizantina). Aqui o sábio é preso e a princesa enlouquece de tristeza. Enquanto isso, Kamaralakmar parte em busca do paradeiro de sua amada, até conseguir descobrir. Finge-se de um sábio “versado na arte de curar os dementes e os alienados”. Engana assim o rei e foge com Chansenahar.[2]

Referências

  1. Na edição ilustrada de capa dura de As Mil e Uma Noites da Editora Saraiva de 1961, baseada no texto francês de Mardrus. Na tradução de Alberto Diniz a partir do texto francês de Galland, “A história do cavalo encantado”. A história não consta dos volumes de As Mil e Uma Noites traduzidos do árabe por Mamede Mustafa Jarouche, mas sim da sua tradução das Cento e uma noites, sob o título "História do cavalo de ébano".
  2. Resumo baseado em «16. The Ebony Horse». Consultado em 25 de janeiro de 2022
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.