Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira

O Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira (HJKO) foi um hospital brasileiro criado para atender a demanda crescente que havia no Distrito Federal, não só de operários acidentados nas construções, mas de partos, crianças e donas de casas que necessitavam de atendimento ambulatorial. Atualmente o prédio do hospital abriga o Museu Vivo da Memória Candanga.

Trabalhadores da construção de Brasília, o público-alvo do Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira
Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira
Tipo hospital
Inauguração 1957 (67 anos)
Geografia
Localização Distrito Federal - Brasil
Homenageado Juscelino Kubitschek

Características

O conjunto do HJKO era composto por 23 edificações em madeira[1] e incluía além do hospital, casa e alojamentos para os funcionários. As construções em madeira denotavam o caráter temporário das edificações e a urgência que o "espírito de Brasília" exigia, neste caso, o tempo de construção foi de apenas dois meses, e dessa forma, o HJKO pode ser inaugurado em 6 de julho de 1957[1].

Histórico

O primeiro médico e diretor do HJKO foi o Dr. Edson Porto[2], que já havia sido médico no posto nos alojamentos da Novacap[3]e por isso se tornou uma figura conhecida e benquista por todos. O hospital funcionava 24 horas por dia e contava com equipamentos modernos para a época.

Com a inauguração do Hospital Distrital (atual Hospital de Base) o HJKO entrou em declínio, sendo desativado em 1974[4], mas os funcionários permaneceram morando nas casas irregularmente, fato que favoreceu outras invasões. Para a retomada do espaço houve um longo processo de transferência dessa população para lotes em outras regiões do Distrito Federal, e por reivindicação desses antigos moradores[1], o conjunto do hospital foi tombado em 13 de novembro de 1985, o conjunto arquitetônico do HJKO foi tombado pelo DEPHA – Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal[5]. Hoje, ao lado do Catetinho, é a maior representação da arquitetura da época da construção da nova capital do país, Brasília.

O Decreto nº 9.036/1985[6] do Governo do Distrito Federal que instituiu o tombamento do conjunto do Hospital JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA, também permitiu o início do processo de restauro do conjunto das edificações: "sete das oito casas da alameda originalmente utilizadas como residência de médicos, quatro dos sete galpões de alojamento e de serviços, e a edificação que abrigava o atendimento hospitalar e ambulatorial"[7], o objetivo dessa mobilização já era a implementação do Museu Vivo da Memória Candanga e das Oficinas do Saber Fazer.

Conversão em museu

Ver artigo principal: Museu Vivo da Memória Candanga

Desta forma, em 26 de abril de 1990 o MVMC foi inaugurado, já contando com a exposição permanente Poeira Lona e Concreto que conta a trajetória ocorrida para transferência da Capital para Brasília, desde que a ideia surgiu na Nova República até sua inauguração em 1960. O Acervo era composto por peças do cotidiano dos pioneiros candangos que habitaram a região do entorno do HJKO, peças do antigo hospital, além de fotografias e também móveis do antigo Brasília Palace Hotel.[4]

Referências

  1. DORNAS, Maria Luiza (2007). Museu Vivo da Memória Candanga. Brasília: Charbel. p. 7. 40 páginas
  2. Braziliense, Correio; Braziliense, Correio (1 de março de 2020). «Conheça a história da Cidade Livre, primeiro desenho do que seria Brasília». Correio Braziliense. Consultado em 24 de julho de 2020
  3. «MARILDA PORTO VERDADEIRA CANDANGA – Administração Regional da Candangolândia». Consultado em 24 de julho de 2020
  4. CAVALCANTE, Silvio (Coord.). Museu Vivo da Memória Candanga (Catálogo sobre o MVMC). Brasília: [s.n.]
  5. «Museu Vivo da Memória Candanga». Consultado em 24 de julho de 2020
  6. «Decreto 9036 de 13/11/1985». www.sinj.df.gov.br. Consultado em 25 de julho de 2020
  7. «Museu Vivo da Memória Candanga». Consultado em 25 de julho de 2020
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.