Hotel Rossiya

O Hotel Rossiya (em russo: Гостиница Россия) era um hotel construído em Moscou, Rússia, entre 1964 e 1967, pelo arquiteto Dmitri Chechulin. Era, na época de sua existência, o segundo maior hotel do mundo, ultrapassado apenas pelo cassino Excalibur, em Las Vegas. Até à sua demolição era o maior hotel da Europa.

O Rossiya, em 1991
Demolição de restos do Hotel Rossiya antes da construção do Parque Zaryadye. Março de 2015

O gigantesco e imponente prédio de vinte e um andares, às margens do Moscova, com vistas à Praça Vermelha, possuía 3.182 quartos, 245 suites, escritórios postais, um spa, clubes noturnos, cinemas, uma barbearia, delegacia com celas e uma sala de concertos, com capacidade para cerca de 2500 pessoas. O hotel chegava a acomodar mais de 5.300 hóspedes. A maioria dos quartos possuía 11m².

Em 1977, um violento incêndio consumiu a parte superior do prédio e matou 42 pessoas, deixando outros 50 feridos. A partir de então, o prédio passou a se deteriorar, até apresentar risco de desabamento. Por essa razão, foi demolido em 2007, um ano após as suas atividades terem sido suspensas.

Referências

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.