Hugo Eteriano

Hugo Eteriano (Pisa, 1115Constantinopla, 1182) foi um teólogo e cardeal católico italiano.[1][2]

Foi consultor em assuntos da igreja católica ocidental empregado na corte de Constantinopla no império bizantino de Manuel I Comneno. Eteriano foi um teólogo católico e polemista, que se tornou cardeal, no final de sua vida. Nada se sabe de sua família além de uma carta enviada após a sua morte pelo Papa a seu irmão Leo, apelidado Tuscus, que menciona um "sobrinho", possivelmente o filho de Hugo. Ele estudou com Alberico em Paris algum tempo antes de 1146, então foi em Constantinopla de cerca de 1165-1182.

Ele é notável por seu trabalho Contra Patarenos ("Contra os Patarenes"). Patarenes era um nome alternativo para cátaros, e o texto lança luz sobre a relação entre o Catarismo da Europa Ocidental e os movimentos dualistas bizantinos mais antigos, como Bogomilismo.

Notas

Escrito de várias maneiras: Etherianis, Ætherianus, Heterianus, Eterianus, Eretrianus, Hetterianus, italianizado como Eteriano.

Referências

  1. «The Cardinals of the Holy Roman Church» (em inglês). Consultado em 3 de maio de 2014
  2. «Hugh and Leo Etherianus» (em inglês). News Advent. Consultado em 1º de maio de 2014
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.