Hutelutus-Insusinaque

Hutelutus-Insusinaque (Hutelutuš-Inšušinak) foi o quinto rei da Dinastia Sutrúquida de Elão, sucedendo à Silaque-Insusinaque. Ele reinou por volta de 1 120 a.C. até 1 110 a.C., cujas datas estão incertas.

Hutelutus-Insusinaque
Nascimento 1120 a.C.
Morte 1110 a.C.
Progenitores
  • Cutir-Nacunte I

História

Hutelutus-Insusinaque, em algumas fontes, era filho de Silaque-Insusinaque, em outras falam que ele é filho de Cutir-Nacunte III. Sua mãe era chamada de Nacunte-Utu. Ele tinha o título único de rei de Elão e de Susa. Em Susa, ele renovou o templo de Insusinaque e um edifício que se chama Cucunum, que era um santuário para esse deus. Outro templo que Hutelutus-Insusinaque construiu (ou renovou) pertenceu ao Isnicarabe. Outros edifícios do templo são atestados em Ansã.[1]

Sob Hutelutus-Insusinaque, os babilônios subiram, no comando do rei Nabucodonosor I, contra Elão. Eles são desde Cutir-Nacunte III sob sua regra e, então, Nabucodonosor avançou para Elão. O rei elamita foi derrotado em uma batalha no rio Ulai. No entanto, os babilônios não conquistaram Susa e então recuaram. Ainda não se sabe o que aconteceu com este rei.

Referências

  1. Daniel T. Potts. The Archaeology of Elam, Cambridge University Press, Cambridge 1999.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.