Hypericum androsaemum

Hypericum androsaemum, conhecido como androsemo, erva-da-pedra, erva-mijadeira, mijadeira, mas mais por hipericão-do-Gerês,[1] por se dar bem no Parque Nacional da Peneda-Gerês, é uma espécie de planta com flor pertencente à família Hypericaceae. Esta planta tem preferência por locais sombrios e frescos, embora se adapte a uma boa exposição solar. No entanto, locais com muita sombra diminui a produção de flores. Do ponto de vista edáfico, elege solos ácidos, preferencialmente argilosos, ricos em matéria orgânica, húmidos e bem drenados.[1]

Hypericum androsaemum
Classificação científica edit
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Clado: Tracheophyta
Clado: Angiospermae
Clado: Eudicotyledoneae
Clado: Rosids
Ordem: Malpighiales
Família: Hypericaceae
Gênero: Hypericum
Espécies:
H. androsaemum
Nome binomial
Hypericum androsaemum
Carolus Linnaeus, 1753

A autoridade científica da espécie é L., tendo sido publicada em Species Plantarum 2: 784. 1753.


Características medicinais

O hipericão-do-Gerês é tradicionalmente cultivado pelas suas propriedades medicinais e farmacológicas, sendo uma planta rica em glândulas secretoras de resinas e óleos essenciais.

A parte aérea florida da planta é a mais utilizada, sendo-lhe atribuída propriedades sedativas, diuréticas, digestivas, antidepressivas, hepatoprotetoras e cicatrizantes.

A infusão de folhas e flores secas de hipericão-do-Gerês funciona como um tranquilizante natural e é utilizada no tratamento de perturbações nervosas, insónias, depressões, doenças hepáticas e digestivas. Externamente ajuda a cicatrizar feridas, a tratar queimaduras e contusões e a evitar a inflamação destas.

Porque todas as plantas têm contraindicações e efeitos colaterais, aconselha-se a supervisão médica na toma desta infusão, uma vez que esta pode interagir com a ingestão de outro tipo de medicação, causando maior ou menor ação dos mesmos, podendo mesmo inibir a sua total eficácia, com consequências negativas para o organismo.[1]

Portugal

Trata-se de uma espécie presente no território português, nomeadamente em Portugal Continental, e na Galiza.

Em termos de naturalidade é nativa da região atrás indicada.

Protecção

Não se encontra protegida por legislação portuguesa ou da Comunidade Europeia.

Referências

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.