Iaô

Para outros significados, ver Yao.

Saída de iaô

Iaô[1] (em iorubá: Ìyàwó) é como são designados os filhos de santo que já passaram pela iniciação no candomblé e no batuque, popularmente conhecida como "feitura de santo", mas que ainda não completaram o período de 7 anos após a iniciação. Só após os 7 anos, o iaô se tornará um ebomi ("irmão mais velho"). Porém, não deixará de ser um iaô (Todo ebomi é um iaô, mas nem todo iaô é um ebomi).

Vale ressaltar que, não é apenas completar 7 anos após a iniciação, que se tornará um ebomi. E sim, se tomar a "obrigação de 7 anos" (Odu ejé), também conhecida como Oiê ou Decá, dependendo da tradição.

Iniciação

A pessoa passa a ser um iaô após um período de vinte e um dias, recolhida no roncó (clausura), quarto específico e apropriado para se fazer iniciações e obrigações, e passar por todos os preceitos necessários para ser um iniciado. É durante os sete anos que a pessoa vai aprender as rezas, as cantigas, os preceitos, os segredos só confiados aos iniciados do candomblé.

Referências

  1. «Iaô». Michaelis
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.