Igor Gouzenko

Igor Sergeyevich Gouzenko (Rogachev, União Soviética, 13 de janeiro de 1919 -Mississauga, Canadá, 28 de junho de 1982) foi um criptógrafo na embaixada soviética no Canadá de 1942 ao fim do ano de 1945 quando desertou pedindo asilo político e levando mais de 100 documentos que provavam a existência de uma rede de espionagem soviética para roubar segredos atômicos nos Estados Unidos da América.

A deserção de Gouzenko revelou um dos maiores casos de espionagem da História, e os fatos conseqüentes à sua deserção marcam o início da Guerra Fria.

O livro Como começou a guerra fria de Amy Knight conta toda história do caso e por trás do caso com base em documentos que foram recentemente liberados sobre o assunto pelo governo do Canadá e dos EUA.

Filme

A história do "Affair Gouzenko" rendeu um excelente filme produzido pela Twentieth Century Fox ("A Cortina de Ferro", de 1948). Dirigido por William Wellman e roteiro de Milton Krims, a película foi estrelada por Dana Andrews e Gene Tierney (como Igor e Anna Gouzenko), e foi filmada nas localidades reais canadenses, além de ter sido baseada nos documentos originais da Embaixada.

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.