Igreja de Nossa Senhora da Piedade (Porto Santo)

Consagrada a Nossa Senhora da Piedade, a Igreja Matriz de Vila Baleira da ilha do Porto Santo é um templo católico instituído no século XV.[1] Foi elevada a igreja paroquial em 1500 e, em 1566, foi pilhada e destruída quase por completo por corsários franceses.

Igreja Matriz de Vila Baleira
Igreja de Nossa Senhora da Piedade (Porto Santo)
Igreja Matriz de Vila Baleira
Fim da construção 1500
Religião Católica
Património Nacional
SIPA 8339
Geografia
País Portugal Portugal
Região  Madeira
Coordenadas 33° 03' 33.5" N 16° 20' 07.3" O

A Matriz da capital do Porto Santo é uma igreja que passou por diversas fases construtivas, sendo quase totalmente reconstruída a partir de 1667.

O seu exterior é modesto, composto por dois corpos rectangulares de diferentes dimensões, correspondendo o maior ao corpo da igreja e o de menores proporções à capela-mor. Destaca-se a torre sineira, marcada por cunhais de cantaria negra rematados por pináculos e cobertura piramidal truncada, encimada por catavento de ferro. A linha da cimalha é interrompida por quatro relógios.

O interior, amplo, de nave única e coberta por tecto de madeira, possui ainda vestígios da construção inicial do século XV: trata-se da denominada Capela da Morgada, espaço contendo ainda alguns elementos arquitectónicos do gótico quatrocentista.

A capela-mor é coberta por um tecto curvo em madeira, apresentando pinturas rocaille policromadas de motivos geometrizantes, fitomórficos e rótulos, sobre fundo branco. Preenchendo o fundo da ousia está um retábulo e altar-mor de talha pintada a branco e dourado, estrutura rocaille do último quartel do século XVIII. No centro do camarim expõe-se uma pintura com o episódio do Noli me tangere, que narra o aparecimento de Cristo a Maria Madalena.

Referências

  1. «Igreja de Nossa Senhora da Piedade». SIPA. Consultado em 29 de dezembro de 2019
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.