Igreja Paroquial de Aborim

A Igreja Paroquial de Aborim é uma igreja na freguesia de Aborim, município de Barcelos, Portugal. É desconhecida a data da sua construção, pesa-se que em 1768 foram feitas grandes obras, pois é esta a data que se encontra na sua fachada.

Igreja Paroquial de Aborim
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
sem protecção legal (d)
Localização
Localização
Coordenadas

“No interior do templo existem elementos que remetem para uma primitiva construção que foi sendo renovada e reestruturada. Estão neste caso a pia baptismal oitavada de filiação seiscentista e um púlpito de pedra datado de 1653, com pintura marmoreada de inícios do séc. XX”. Mas de qualquer das formas este templo terá sido sempre de uma única nave, com capela-mor e arco-cruzeiro. “É um edifício baixo, acachapado, com predomínio de estilo barroco”, sendo “uma construção de planta rectangular, voltada a Poente, com capela-mor destacada do corpo central. … Pintada de branco, com cunhais, cornijas e empenas em granito relevado, a fachada principal oferece, contudo a apreciação de alguns elementos do séc. XVIII, caso do portal de arco abatido, moldurado, ondulado, com ombreiras rematadas por volutas. A frontaria está ainda decorada com óculo central quadrilobado e frontão triangular onde pontifica uma cruz florenciada do séc. XIX. Nos ângulos, a igreja é rematada com pináculos triangulares.” 1

“Ao lado direito da fachada ergue-se um pequeno torreão para dois sinos. … Deste mesmo lado direito estão a sacristia e a casa de arrecadação, abrindo-se entre as duas a porta travessa.

Em frente a esta porta foi construído um pequeno átrio coberto, tendo no pavimento a data de 1931.”

Altura em que “Os telhados do templo foram … reformados, sendo substituída a bela telha romana pela inestética telha francesa.

Dentro a capela-mor é forrada a madeira pintada, o pavimento em pedra e o altar e tribuna em talha antiga.

O Corpo da Igreja é forrado também a madeira pintada, com vários quadros onde estão representados a Fé, a Esperança e a Caridade, e no centro a imagem do padroeiro São Martinho.

Os seus dois altares laterais são em talha moderna … o pavimento é ainda em taburnos, o baptistério e o coro com balaustrada antiga.”

Na década de 1950, foi colocado um soalho de eucalipto e, em 1968, foi feita a sua electrificação.

Mais tarde o templo recebeu uma nova intervenção levando à substituição do cimento por granito desaparecendo assim a data nele gravado e o tecto foi forrado com madeira nova, envernizada, perdendo-se no tempo as imagens nele pintadas, dando origem a uma outra sobre o altar-mor.

Recentemente foi substituído o soalho por um piso mais digno aproveitando a altura para retirar os taburnos que se encontravam debaixo dele.

“Ao lado direito do templo e separado deste pelo adro está a residência paroquial, edifício modesto e sem pretensão a grandes comodidades.”

Em tempos passados numa altura em que todas as pessoas se deslocavam a pé para a igreja, estas seguiam por carreiros e atalhos pelo meio de campos a fim de encurtar distâncias. Num desses percursos encontrasse uma pequena ponte, sobre o ribeiro que corta ao meio a freguesia. Esta é constituída por uma só pedra, em granito desgastada pelo uso durante o longuíssimo período de tempo em que as pessoas passavam normalmente por aqui.

Em 1952 foi construído na junção de alguns destes percursos o chamado Escadório da Vinha, por se encontrar junto à casa da vinha, com a finalidade de facilitar o acesso à Igreja.

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.