Ilha Viscaíno

A Ilha Viscaíno é uma ilha uruguaia, localizada na desembocadura do arroio Jaguari, (🌍), o braço norte da desembocadura do rio Negro no rio Uruguai no Uruguai. É limitada pelo rio Negro ao sul, pelo riacho Viscaíno ao leste, o rio Uruguai ao norte e o arroio Jaguari no oeste.

Ilha Viscaíno e o Arroio Jaguari.

História

Entre 1683 e 1685, o capitão Pedro Millán mudou a redução indígena dos chanás e charruas de Jaguari Mirim para a ilha Viscaíno.[1]

No arroio 'Jaguari', durante a Guerra Cisplatina, houve um combate, em 29 de dezembro de 1826 entre a esquadra argentina do almirante Guillermo Brown e a Terceira Divisão Imperial brasileira comandada por Sena Pereira. A esquadra imperial se refugiou no arroio, onde foi alcançada pela argentina. Por causa de falta de vento e do canal estreito, que impediram uma adequada movimentação dos barcos, a ação não passou de uma escaramuça, estendendo-se até 30 de dezembro. Impedido de subir pelo canal, Brown se retirou até o sul, em direção a Punta Gorda para esperar aos brasileiros. Antes disso desembarcou um destacamento na ilha Viscaíno para matar o gado livre e também enviou ordens à milícia de Santo Domingo de Soriano para que dificultasse o abastecimiento dos brasileiros, que se retiraram para o norte, até Concepción del Uruguay (então chamada de Arroio da China), onde conseguiram alimentos. Esse enfrentamento foi o começo das operações que culminaram na vitória republicana na Batalha de Juncal.

Durante a Guerra Grande, foi ocupada por Garibaldi, no comandava de dois brigues, o Cagancha, com 64 homens,[2], e o 28 de marzo com 36 tripulantes, além de outras embarcações, um pouco antes da ocupação de Salto, em 3 de novembro de 1845.

Referências

  1. «Historia de Soriano». Consultado em 2 de janeiro de 2012. Arquivado do original em 19 de outubro de 2010
  2. BORIS, Ivan (1970). Gli anni di Garibaldi in Sud America: 1836-1848. [S.l.]: Longanesi. p. 248
  • Carranza, Ángel Justiniano, "Campañas Navales de la República Argentina", Talleres de Guillermo Kraft Ltda., Buenos Aires, 2º edición, 1962.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.